BEM VINDO AO BRASIL E O MUNDO

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Na Paraíba

Atualizado em 29 de setembro de 2010

Bancários rejeitam proposta de reajuste e deflagram greve na Paraíba por tempo indeterminado

Categoria quer reajuste de 11%, valorização dos pisos, PLR maior, combate ao assédio moral entre outros. 


O Sindicado dos Bancários confirmou, na noite desta terça-feira, que nesta quarta-feira as agências entram em greve por tempo indeterminado. Eles rejeitaram a proposta de reajuste da Fenabran, que era de 4,29%, e pedem 11% de reajuste, além de outras reivindicações.
"A greve é a resposta dos bancários à postura intransigente dos bancos durante todas as rodadas de negociação", ressalou Marcos Henriques, presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, que presidiu os trabalhos da assembleia. Fizeram parte da mesa, os bancários Marcelo Alves (secretário geral do SEEB - PB), Joseane Guedes (diretoria do SEEB-PB) Samara (Banco Real), Marcos Soares (BNB) e Susana Alves (BB).
A negociação - Os trabalhadores encaminharam às empresas propostas que são fruto de um longo processo de discussões com a categoria em todo o país, aprovadas na 12ª Conferência Nacional dos Bancários. É uma pauta de reivindicações que prioriza reajuste de 11%, valorização dos pisos, PLR maior, combate ao assédio moral, fim das metas abusivas, garantia de emprego, mais contratações, igualdade de oportunidade, segurança contra assaltos e sequestros e fim da precarização via correspondentes bancários, entre outros pontos.
No entanto, a Fenaban optou por negar o atendimento das reivindicações dos bancários, tanto econômicas quanto sociais, no momento em que o crescimento do PIB pode ultrapassar 7% em 2010. A proposta de reajuste de 4,29%, apresentada pelos bancos na última negociação, que se limita a repor a inflação do período, é uma afronta aos bancários. É inaceitável que o setor da economia que mais lucra não garanta aumento real de salários.
Como se não bastasse, o negociador dos bancos declarou ao jornal O Globo que o reajuste de 11% é "inviável". Dias depois, ele ainda disse na mesa de negociação que esse índice é "exageradamente alto". É muito desrespeito da Fenaban, quando os cinco maiores bancos lucraram R$ 21,3 bilhões apenas no primeiro semestre deste ano. Isso significa um crescimento de 32% na média em relação ao ano passado e uma rentabilidade sobre o patrimônio de 25%.
Esse crescimento das empresas se dá às custas do adoecimento dos bancários, submetidos a um modo de organização do trabalho baseado na imposição de metas abusivas e que favorece o surgimento de casos de assédio moral. Não é à toa que os problemas de saúde mental detêm, segundo dados do INSS, o mesmo nível de incidência na categoria bancária que os distúrbios osteomusculares (LER/DORT), grandes vilões da década de 90.
O Comando Nacional participou de cinco rodadas de negociação, debatendo todos os temas com disposição para construir uma nova convenção coletiva com contrapartidas aos trabalhadores. Enquanto isso, os bancos enrolaram e trouxeram argumentos inconsistentes, apostando no impasse e empurrando outra vez a categoria para a greve. Da mesma forma, os bancos públicos, como o Banco do Brasil e a Caixa, seguiram a mesma intransigência da Fenaban e não avançaram as negociações específicas.
Se os bancos não entendem outra linguagem para negociar com seriedade senão a força da mobilização, a categoria não irá decepcioná-los. Os trabalhadores estão organizados e prontos para mostrar às empresas todo o seu descontentamento, fazendo uma greve ainda mais forte do que as dos últimos anos.
Assim, os bancários vão novamente à luta para enfrentar a ganância do sistema financeiro, que trata com descaso seus funcionários e clientes, principais responsáveis por seus lucros astronômicos. Um outro banco é preciso, com as pessoas em primeiro lugar.
Mais informações sobre a Campanha Nacional dos Bancários 2010 podem ser vistas no Site do Sindicato dos Bancários da Paraíba: www.bancariospb.com.br.

da Redação (com assessoria)
WSCOM Online

Eleições 2010

Atualizado em 29 de setembro de 2010

67% dos paraibanos votam em Dilma; Serra aparece com 19%

Na Paraíba, rejeição do psdebista é de 38%

Uma pesquisa realizada pela Vox Populi apresentou o posicionamento dos paraibanos com relação à disputa eleitoral para a Presidência da República. De acordo com o instituto, 67% dos eleitores devem votar em Dilma Rousseff (PT), e 19% preferem o candidato do PSDB, José Serra.
Comparando com a primeira pesquisa, realizada no mês de março, Dilma subiu 22 pontos percentuais, e Serra caiu dez. Marina Silva, do PV, aparece na pesquisa como a opção de voto de 7% dos eleitores, subindo dois pontos, segundo a pesquisa de março.
Apesar da proximidade da eleição, 4% dos paraibanos continuam indecisos, e 3% informaram que não votarão em ninguém.
Com relação a rejeição, Serra aparece em primeiro lugar com 38%, seguido de Dilma (14%), Marina (9%), Eymael (6%), Zé Maria (3%), Levy Fidelix (3%), Plínio (2%), Rui Costa (2%) e Ivan Pinheiro (2%). O instituto revelou também que 10% das pessoas poderiam votar em qualquer um dos candidatos, 3% não votaria em ninguém, 8% não souberam ou não quiseram responder.
O Vox Populi entrevistou 1.200 eleitores paraibanos durante os dias 17 e 20 de setembro. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal Regional da Paraíba (TRE-PB) foi feito no dia 23 de setembro, sob os seguintes números: 31.708/10 e 32.254/0. A margem de erro é de 2,8 pontos, para mais e para menos, e confiabilidade é de 95%.

Do Wscom Online

Morte durante comício

Atualizado em 29 de setembro de 2010

Agricultor é assassinado durante comício

Crime aconteceu no município de Pitimbú

Na noite desta terça-feira, 28, um agricultor foi assassinado durante um comício na cidade de Pitimbú. Milton Mota da Silva (21 anos) foi atingido por tiros e facadas na frente de diversas pessoas que estavam no local.
De acordo com informações de policiais que atuaram na ocorrência, Milton estava em frente de uma casa quando foi abordado por três homens. Um deles estava armado, e disparou diversas vezes contra o agricultor. Em seguida, outros dois homens se aproximaram e atingiram a vítima com várias facadas, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Algumas pessoas confirmaram a identificação dos assassinos, porém a Polícia está mantendo os nomes em sigilo para não interferir nas investigações. O crime pode ter sido ocasionado por uma rixa entre o agricultor e os criminosos.


da Redação
WSCOM Online

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Eleições 2010

Atualizado em 28 de setembro de 2010

66% dos eleitores da Paraíba acreditam na vitória de Maranhão


Pesquisa Vox Populi aponta que 66% dos eleitores paraibanos avaliam que o governador José Maranhão (PMDB) é o candidato com mais chances ganhar as eleições para o Governo do Estado. Significa que quase dois terços acreditam na vitória do candidato da coligação Paraíba Unida.

Do outro lado, apenas 23% dos entrevistados ainda acreditam na vitória do ex-prefeito Ricardo Coutinho (PSB), candidato da coligação Uma Nova Paraíba.

Comparando-se, verifica-se que o índice daqueles acreditam que o governador José Maranhão tem mais chances de vitória nas eleições do próximo domingo é quase três vezes superior ao conferido ao ex-prefeito Ricardo Coutinho.

O instituto Vox Populi apurou a percepção da população em relação ao desfecho da disputa eleitoral apresentando a seguinte pergunta: “Qual destes candidatos você acha que vai ganhar para governador?”.

De acordo com a pesquisa, nenhum dos outros candidatos – Lourdes Sarmento (PCO), Francisco Oliveira (PCB), Marcelino Rodrigues (PSTU) – têm qualquer chance de vitória na disputa para governador.

O índice dos que não quiseram opinar ou não responderam à pesquisa atingiu 11%.

Mais chances de vitória
O governador Maranhão é apontado como o candidato com mais chance de vitória em todos os segmentos da população (ver tabelas). Sempre com índices que vão de 61% a 71%, o governador tem maior perspectiva de vitória para homens, mulheres, jovens, idosos, no eleitorado de todos os níveis de educação e quadro estratificado por renda familiar.

No cruzamento por religiões e pela cor declarada dos eleitores, o governador José Maranhão também é apontado, com índices superiores a 60%, o candidato com mais chances de ganhar as eleições.

Dados técnicos
Realizada entre os dias 17 e 20 de setembro, a pesquisa Vox Populi, contratada pelo Correio, foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), com o protocolo número 32.254/10. Junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o protocolo de registro tem o número 31.708/10. Os registros foram feitos no dia 23 de setembro.

O levantamento de campo foi realizado entre os dias 17 e 20 de setembro. Foi adotada uma amostra estratificada por cotas, com o total de 1.200 entrevistas, para obter representatividade para o conjunto do Estado.

A margem de erro estimada para o conjunto da amostra é de mais ou menos 2,8 pontos percentuais, em um intervalo de confiança de 95%.


JORNAL CORRERIO DA PARAÍBA

Na Paraiba

Atualizado em 28 de setembro de 2010

Fim de semana com 28 acidentes nas estradas da Paraíba

A Polícia Rodoviária Federal registrou 28 acidentes com 20 feridos nas estradas federais que cortam o estado da Paraíba, durante às 72 horas do fim de semana. Do total de acidentes, 14 não tiveram vítimas e nenhuma morte foi registrada no período.
A PRF fiscalizou 1.003 veículos, lavrou 194 autos de infração de trânsito, 19 veículos ficaram retidos para regularização, 49 pessoas receberam auxilio dos policiais e 31 animais que estavam soltos na pista foram apreendidos. Também, duas motocicletas foram recuperadas e cinco pessoas conduzidas para Delegacia de Polícia. Sendo três por dirigir sob influência de bebida alcoólica.
Motos recuperadas
No sábado (25), às 8h30 no km 25,7 da rodovia 361, em Santa Terezinha, sertão paraibano, uma equipe de ronda da PRF predeu e conduziu para Delegacia de Polícia de Patos, Gilvan Soares de Alencar, 54 anos, que estava de posse de uma motocicleta Honda CG-125 com o chassi alterado e a placa DLE-2917/SP de outra motocicleta,inclusive de fabricante diferente.
No Domingo (26), às 10h50 no Posto da PRF da Farinha, km 154 da BR-230 em Pocinhos, Inácio Barbosa de Almeida, 34 anos, foi preso e conduzido para Central de Polícia de Campina Grande, por posse de uma motocicleta Honda CG-125, placa KID-5174/PE, que tinha sido furtada no dia 15 de maio de 2009 em João Pessoa.
Da Assessoria da PRF

Eleições 2010

Atualizado em 28 de setembro de 2010

Confira os dados do eleitorado da 20ª Zona. Araruna, Cacimba de Dentro, Riachão e Tacima


Na Paraíba 2.740.079 eleitores dos 223 municípios vão eleger, no dia 3 de outubro, governador e seu vice, dois senadores e seus suplentes, doze deputados federais e 36 deputados estaduais.
O eleitorado apto a votar nestas eleições na 20ª zona, é de 35.801. Araruna possui 13.346 eleitores aptos a exercer o direito ao voto nas eleições gerais do próximo dia 3 de outubro. Em relação às eleições municipais de 2008, houve um aumento de 444 eleitores.
As informações são de Carolina Cavalcante, chefe do cartório eleitoral da 20ª Zona, que compreendem os municípios de Araruna, Cacimba de Dentro, Tacima e Riachão.
Confira os dados do eleitorado da 20ª Zona Eleitora.
Araruna: 13.346 = crescimento de 444 eleitores
Cacimba de Dentro: 12.292 = crescimento de 784 eleitores
Tacima: 7.198 = crescimento de 264 eleitores
Riachão: 2.965 = crescimento de 175 eleitores

Jocimar Dias/ararunapb.com.br

Caso de Polícia

Atualizado em 28 de setembro de 2010

Polícia apreende mais de 500 quilos de maconha em rodovia em MS

Droga estava escondida em veículo e seria levada até Campo Grande. Rapaz de 23 anos foi preso.

Um homem de 23 anos foi preso durante uma fiscalização, no fim de semana, na rodovia MS-060, que liga Sidrolândia a Campo Grande (ambas em MS). De acordo com a Polícia Federal, ele transportava 520 quilos de maconha em um carro. A droga estava escondida em toda a carroceria do veículo.
A PF afirma que o jovem disse que foi contratado por uma pessoa, no Paraguai, para transportar a maconha até a capital de Mato Grosso do Sul. Segundo a polícia, ele não disse para quem estava trabalhando.

Polícia apreende 350 kg de droga em rodovia de SPO rapaz foi autuado em flagrante e, ainda de acordo com a PF, vai responder por tráfico de drogas.
 
G1.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Eleições 2010

Atualizado em 22 de setembro de 2010

Diap aponta os 20 candidatos a deputado federal com maior chance de vitória na PB

O Departamento Intersindical de Assessoria  Parlamentar (Diap) divulgou levantamento feito com 812 candidatos a deputado federal com chance de vitória em todo país. Confira lista dos candidatos da Paraíba no final desta matéria.
Em todo o Brasil, os 27 partidos que disputam as eleições lançaram 5.965 candidatos para as 513 vagas de deputado federal.
Feito com base em informações qualitativas e quantitativas, o levantamento, que não possui caráter de pesquisa eleitoral nem a pretensão de ser conclusivo, considerou os seguintes aspectos: 1) desempenho individual do candidato (perfil, vínculos políticos, econômicos e sociais, experiência política anterior e serviços prestados); 2) trajetória e popularidade do partido, com base nas últimas cinco eleições); 3) os recursos disponíveis (financeiros e humanos, como financiadores e militantes); 4) coligações e vinculação a candidatos majoritários (senador, governador e presidente); 5) apoio governamental (máquinas municipais, estaduais e federal); e 6) pesquisas eleitorais.
A metodologia considera como candidatos competitivos todos os 406 atuais deputados que concorrem à reeleição. São considerados candidatos à reeleição apenas os deputados federais que estão no efetivo exercício do mandato. Não são considerados candidatos à reeleição os suplentes que em algum momento, ao longo dos últimos quatro anos, exerceram o mandato. São classificados como novos todos os demais, inclusive os ex-deputados ou suplentes que exerceram o mandato na atual legislatura.
A distribuição por gênero identifica que 78 mulheres estão bem cotadas para ocupar, cada uma, uma vaga na Câmara Federal. Assim sendo, o Parlamento poderá contar com 43 novas mulheres além das 35 que tentam renovar o mandato de deputada federal. Atualmente, a bancada feminina no Congresso Nacional é 45 parlamentares.
Por partido, o PT, que ocupa em todo o Brasil a terceira colocação de candidatos lançados para a disputa da Câmara Federal, aparece em 1º lugar no ranking de chance de eleger deputados federais. O partido do presidente Lula lançou 371 candidatos nos 26 estados e no Distrito Federal e 137 deles têm boas chances de serem eleitos.
O PMDB, que aparece em 2º lugar com chance de eleger deputados federais, também ocupa a 2ª posição de maior quantidade de candidatos lançados para a disputa das vagas do Parlamento. O partido lançou 422 candidatos para a Câmara dos Deputados e 115 dos seus filiados têm chance de eleição.
O terceiro partido com maior chance de eleger deputados federais é o PSDB, que lançou 323 candidatos a deputado federal. O partido, que ocupa a 7ª posição no ranking nacional de candidatos lançados para a disputa de cada uma das vagas da Câmara dos Deputados, tem chance de eleger 87 candidatos.
O presente levantamento faz parte da projeção do DIAP para as bancadas partidárias da próxima legislatura, conforme levantamentos por partido e por coligação em cada unidade da federação.
Confira a lista dos candidatos paraibanos com maiores chances de vitória:

AGUINALDO RIBEIRO PP
ARMANDO ABÍLIO PTB
BENJAMIN MARANHÃO PMDB
CLEROT PMDB
DAMIÃO FELICIANO PDT
EFRAIM FILHO DEM
HUGO MOTTA PMDB
JEOVA PT
JULIO RAFAEL PT
LEONARDO GADELHA PSC
LUIZ COUTO PT
MAJOR FÁBIO DEM
MANOEL JUNIOR PMDB
NILDA GONDIM PMDB
QUINTO PMDB
ROBERTO PAULINO PMDB
ROMERO RODRIGUES PSDB
RUY CARNEIRO PSDB
WELLINGTON ROBERTO PR
WILSON FILHO PMDB

da redação com Diap
WSCOM Online

 

terça-feira, 21 de setembro de 2010

TRE

Atualizado em 21 de setembro de 2010

Eleitor que não apresentar título e documento com foto, não vota, diz TRE

Para votar no dia 3 de outubro, o eleitor que perdeu ou teve o título extraviado tem até esta quinta-feira (23) para pedir a segunda via do documento, em qualquer cartório eleitoral do país.

Com o objetivo de garantir o direito do voto de todos os cidadãos, em junho deste ano o Tribunal Superior Eleitoral autorizou a impressão da 2ª via do título até esta data, mesmo para daqueles eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral.

Só pode pedir a 2ª via o eleitor que já tinha ou que solicitou seu título até 5 de maio deste ano, data em que foi fechado o cadastro eleitoral de 2010.

Dois documentos

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) lembra que a Lei 12.034/2009 determinou a obrigatoriedade da apresentação do título e de um documento oficial com foto para votar nas próximas eleições.

Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidade funcional), carteira de trabalho ou de habilitação com foto e certificado de reservista ou ainda o passaporte. Já as certidões de nascimento
ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.

Assessoria

Destaque nacional

Atualizado em 21 de setembro de 2010

Paraíba é destaque nacional de leite cabra

Nordeste concentra 91% dos caprinos e ganha destaque internacional

A 10ª Conferência Internacional de Caprinos (IGA 2010) vai abordar desenvolvimento tecnológico para o desenvolvimento da produção. Paraíba é destaque nacional no leite caprino do país

Detentor de 91% do rebanho de caprinos do país, a região Nordeste ganha importância no cenário mundial para o desenvolvimento da caprinocultura como oportunidade de negócio. Ontem à noite, foi aberta no Recife a 10ª Conferência Internacional de Caprinos (IGA 2010) com a palestra “Desenvolvimento na criação de pequenos ruminantes para alcançar os objetivos do milênio” com o pesquisador Antonio Rota (IFAD), de Roma.

O evento, que se realiza a cada quatro anos e não acontecia no Brasil desde 1987, se estende até sexta-feira, 23 de setembro. A programação inclui simpósios, palestras, fóruns e debates com cientistas, técnicos e criadores dos cinco continentes. Além disso, haverá festival gastronômico de diversos cortes de caprinos, desfile com produtos derivados do animal e uma reunião com as entidades que formam o Aprisco Nordeste.

Para o diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Roberto Germano Costa, é perceptível a importância econômica e social da caprinocultura no semiárido nordestino, onde as condições climáticas dificultam a exploração agrícola de culturas tradicionais.

“Pelo tamanho do rebanho, a atividade na Região já consolidou sua importância e viabilidade e começa a despertar o interesse de criadores com visão empresarial. Atualmente, a importância econômica e social dos caprinos criados no Nordeste do Brasil reside na produção de leite e carne, para alimentação das populações de média e baixa renda, como fonte de proteína animal de baixo custo, e na produção de peles, que é mais uma fonte de renda”, avalia Germano.


De acordo com os dados do IBGE, a região Nordeste concentra mais de 8,5 milhões de cabeças de caprinos (91% do rebanho do país). Os estados da Bahia (2,3 milhões) e Pernambuco (1,7 milhão) lideram em número de cabeças. A Paraíba detém o quinto maior rebanho (624 mil), mas registra a maior produção de leite do país (18 mil litros/dia).

O gestor do projeto Aprisco Nordeste e superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, diz que a realização da 10ª Conferência Internacional de Caprinos é mais um evento internacional que acontece na região para somar na intensificação de intercâmbio global, apontando tendências, experiências e pesquisas do setor dos últimos anos.

“No ano passado, realizamos o 4º Simpósio Internacional sobre Caprinos e Ovinos de Corte (Sincorte) em João Pessoa, que contou com a presença de renomados técnicos nacionais e internacionais, empresários e produtores da área. No mês de junho deste ano, o Sebrae Nacional em parceria com o Projeto Aprisco Nordeste enviou 22 pessoas entre técnicos e representantes de entidades à Espanha e Portugal para conhecer as práticas e experiência bem sucedidas da ovinocaprinocultura nesses dois países. O IGA é um evento mundial que chega ao Brasil e, particularmente, ao Nordeste em função do apoio do projeto Aprisco, Sebrae, INSA e da UFPE Rural, o que demonstra força de articulação das entidades na Região”, declarou.

Para Luiz Alberto, o IGA chegou no momento oportuno, quando o Aprisco começa a articular o desenvolvimento sustentável e integrado da caprinovinocultura nos nove estados do Nordeste. “Esses eventos somam para um horizonte que queremos da caprinocultura na Região: uma atividade economicamente sustentável, ambientalmente correta e conectada com o Brasil e o mundo dentro de um contexto de mercado, pois vivemos – queiramos ou não – numa economia globalizada”, lembrou Luiz Alberto.

O pesquisador da Emepa-PB, Wandrick Hauss, diz que o projeto Aprisco tem três desafios para vencer e se tornar dentro de uma década numa atividade relevante para na Região Nordeste.

“Os proprietários de estabelecimentos rurais precisam avançar na gestão do segmento e tratar a caprinocultura como um negócio, incorporar os avanços tecnológicos como meio para elevar a produtividade e melhorar sua competitividade para agregar valor aos produtos. Além disso, deve promover a mudança de seu modelo que é predominante tradicional (baixa produção) para de escala como forma regularizar e oferecer segurança ao mercado, ampliando assim sua eficiência”, apontou Hauss.

A Conferência Internacional sobre Caprinos é promovida pela International Goat Association (IGA), associação sem fins lucrativos cuja missão é promover a pesquisa e desenvolvimento da caprinocultura para o benefício da humanidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas no mundo.


Assessoria Sebrae

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Mundo

Atualizado em 17 de setembro de 2010

Papa diz estar tranquilo após prisão de suspeitos de planejar atentado em Londres


Filippo Monteforte/17.09.2010/AFP 
Filippo Monteforte/17.09.2010/AFP
Papa Bento 16, em visita ao Reino Unido, diz está "calmo" após prisão de cinco pessoas acusadas de potenciais ameaças

Publicidade
O papa Bento 16 está "calmo" depois da prisão das cinco pessoas acusadas de potenciais ameaças contra o papa durante sua visita de Estado ao Reino Unido iniciada ontem, conforme anúncio feito nesta sexta-feira (17) pela Scotland Yard, a polícia de Londres.
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, informou que o papa está feliz com a viagem e calmo.
- A polícia toma as medidas necessárias, a situação não é particularmente perigosa.

Segundo a BBC, os cinco homens foram presos na manhã de hoje, no centro da capital britânica e na periferia norte e leste da cidade, depois de uma denúncia à polícia. Conforme a emissora Sky, eles têm entre 26 e 50 anos e são argelinos.

O incidente não provocou mudanças no itinerário do papa, garantiu um porta-voz dos agentes de segurança.
- Em seguida às prisões, foram revistas as medidas de segurança e estamos convencidos de que os planos adotados são adequados.

Bento 16 se reunia com líderes religiosos durante as prisões

O anúncio das prisões foi feito enquanto Bento 16 se reunia com líderes de outras religiões na Waldegrave Drawing Room da St Mary’s University College, localizada em Twickenham, nas proximidades de Londres.

Segundo o site do The Guardian, a informação da inteligência que levou à prisão dos cinco homens foi recebida ontem à noite pela Scotland Yard, que a considerou "grave". Os agentes, no entanto, não encontraram materiais perigosos, pistolas ou objetos para a fabricação de bombas.
De acordo com o Daily Telegraph, os cinco eram islâmicos que pretendiam assassinar o papa. Apesar disso, o nível de alerta a atentados terroristas não foi elevado na Grã-Bretanha.

Do R7

Agora vai pra cadeia

Atualizado em 17 de setembro de 2010

Paraibano é preso em Minas com 37 mil pacotes de cigarros contrabandeados



O flagrante foi lavrado na Delegacia de Polícia de Pouso Alegre (MG) (Crédito: Assessoria)
A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite de ontem, quinta-feira (16), Vamberto Nogueira da Silva, 39 anos, paraibano residente em Guarabira, acusado de crime de contrabando de cigarros oriundos do Paraguai. O passageiro identificado como Marcos Antônio da Silva, também foi preso.
A prisão aconteceu às 21h30 no km 104 da rodovia BR-459, no município de Pouso Alegre, estado de Minas Gerais, durante fiscalização de rotina.
O caminhão Mercedes Benz, placas KDP-8433/PE, conduzido pelo próprio Vamberto foi apreendido com 37,5 mil pacotes de cigarros da marca “US”, contrabandeados do Paraguai, que tinha saído de São Paulo e vinha com destino a cidade de Guarabira, no brejo paraibano, onde seria distribuídos e comercializados em cidades adjacentes daquela região.
O flagrante foi lavrado na Delegacia de Polícia de Pouso Alegre (MG).

Do Wscom Online

Eleições 2010

Atualizado em 17 de setembro de 2010

Ricardo quer trazer Eduardo e Ciro para reta final, mas agenda pode inviabilizar

 

Um grupo que faz parte da coordenação de campanha do ex-prefeito de João Pessoa e candidato da oposição ao governo do estado, está tentando viabilizar a vinda dos dois principais nomes do PSB Nacional para um evento da “Uma Nova Paraíba” na reta final de campanha. Está é uma das ações para tentar provocar o segundo turno.
A informação foi passada a reportagem do WSCOM Online pelo candidato a deputado Alexandre Urquiza, uma das pessoas mais próximas a Ricardo, e pela vereador Sandra Marrocos.
De acordo com os dois, a dificuldade de conciliar agendas pode colocar o plano a perder, já que Eduardo Campos disputa a reeleição em Pernambuco, e Ciro Gomes, está envolvido na campanha do irmão no Ceará.
Há a informação ainda, que o senador Efraim Morais, e o ex-governador Cássio Cunha Lima, também estejam articulando a presença de lideranças nacionais na Paraíba para mostra que oposição também desfruta de prestigio internacional.
O governador José Maranhão (PMDB) já contou com a presença do presidente nacional do PMDB, Michel Temer, que é candidato a vice-presidente na chapa da petista Dilma Rousseff, do presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra coordenador geral da campanha de Dilma, e o ministro da pesca, Altemir Gregolim.

Do WSCOM Online

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mais uma pesquisa Datafolha

Atualizado em 16 de setembro de 2010

Datafolha aponta Dilma com 51% e Serra com 27%


Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (16) mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com 51% das intenções de voto. O candidato do PSDB, José Serra, aparece com 27%, e Marina Silva, do PV, tem 11%, segundo o levantamento.
A pesquisa foi encomendada pela TV  Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".
Considerando a margem de erro da pesquisa, de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, Dilma pode ter entre 49% e 53%. Serra pode ter entre 25% e 29%, e Marina, entre 9% e 13%.
Dentre os outros candidatos – Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio (PSOL), Rui Costa Pimenta ( PCO) e Zé Maria (PSTU) - nenhum atingiu 1% das intenções de voto. De acordo com a pesquisa, brancos e nulos somam 4%, e indecisos, 7%.
Foram realizadas 11.784 entrevistas em 423 municípios da segunda-feira (13) à quarta-feira (15). A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 30014/2010.
Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada na última sexta-feira (10), Dilma aparecia com 50%, Serra, com 27%, e Marina, com 11%.
Votos válidos
Considerando apenas os votos válidos, ou seja, descontando brancos e nulos, a petista alcança 57%, o tucano, 30%, e a candidata do PV, 12%.
Segundo turno
Na simulação de segundo turno feita pelo Datafolha, Dilma aparece com 57%, e Serra, com 35%. Brancos e nulos seriam 5%, e indecisos, 4%.

Do G1

Política

Atualizado em 16 de setembro de 2010

TSE mantém multa de R$ 5 mil a Ricardo Coutinho por propaganda eleitoral antecipada


O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na sessão desta quarta-feira manteve por unanimidade a decisão do juiz Rodrigo Marques da Silva Lima, do Tribunal Regional Eleitoral, que no dia 25 de maio condenou o ex-prefeito Ricardo Coutinho ao pagamento de multa de R$ 5 mil por propaganda eleitoral extemporânea.
A ação contra Ricardo foi movida pelo PSDC alegando que ele teria praticado propaganda eleitoral antecipada por ocasião da sua participação no segundo encontro das oposições realizado no dia 17 de abril no Parque de Exposições Ivandro Cunha Lima, em Campina Grande.
Ricardo recorreu da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral. O recurso passou pelas mãos do ministro Marcelo Ribeiro que no dia 12 de agosto proferiu decisão monocrática negando seguimento. Não satisfeito ele interpôs agravo regimental que foi analisado por todos os membros da Corte Eleitoral.
No julgamento, o plenário, por unanimidade, negou provimento ao agravo regimental, acompanhando o voto do relator, ministro Marcelo Ribeiro. Participaram do julgamento os ministros Arnaldo Versiani, Marco Aurélio, Dias Toffoli, Aldir Passarinho Junior, Hamilton Carvalhido e Cármen Lúcia (vice-presidente no exercício da presidência).
O TSE sequer analisou o mérito do recurso. É que o agravo movido por Ricardo Coutinho não foi devidamente instruído. “Não há nos autos cópia do acórdão recorrido nem da certidão da respectiva intimação, o que impossibilita aferir a tempestividade do recurso, bem como a exata compreensão da controvérsia”, destacou o ministro Marcelo Ribeiro.
Entenda o caso
O juiz que analisou o caso na Paraíba entendeu que no discurso proferido por Ricardo Coutinho durante o encontro das oposições teria havido propaganda eleitoral antecipada. “Eu tenho a impressão de que não vai dar muito pra ninguém não. Eu tenho a impressão de que a Paraíba já tem os seus dois senadores, que são: Cássio e Efraim, e a Paraíba vai ter um governante que tenha vergonha na cara, que tenha capacidade de trabalho, que tenha respeito ao próximo e saiba trabalhar por toda a Paraíba, esse é o nosso compromisso", disse Ricardo em seu discurso.
“Como se verifica, o representado não teve nenhuma reserva ou discrição ao levar ao conhecimento de todos a sua candidatura ao Governo do Estado e aquelas de Cássio e Efraim ao Senado, bem como os atributos de cada um deles e a ação política que pretende desenvolver, procurando gerar no público em geral a ideia de que eles - "candidatos" - seriam os mais aptos ao exercício da função pública”, destacou o juiz Rodrigo Marques na sua decisão.
Para ele, o que se verificou no encontro das oposições de Campina Grande “não foi ato de propaganda eleitoral subliminar ou disfarçada, mas sim, propaganda explícita com nítida promoção de caráter eleitoreiro”

lanacaprina.zip.net com Wscom

Na Paraiba

Atualizado em 16 de setembro de 2010

Desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior assume o cargo de governador da Paraíba por quinze dias

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, assumiu o cargo de governador do Estado da Paraíba por um período de quinze dias. A solenidade de posse ocorreu no início da tarde desta quarta-feira (15), em solenidade no Salão Nobre do Palácio da Redenção. Na ocasião, o governador José Targino Maranhão transferiu o cargo de chefe do executivo estadual, desejando êxito ao governador em exercício e afirmou que a administração estadual continuará em boas mãos. A transmissão de cargo foi prestigiada por colegas desembargadores, juízes, familiares e secretários do Governo do Estado.
No pronunciamento de posse no cargo de governador da Paraíba, o desembargador Luiz Sílvio Ramalho Júnior agradeceu a presença de todos que prestigiaram a solenidade e afirmou que ao assumir a missão de governador de seu Estado tem consigo a determinação, o propósito de praticar o bem em todas as suas formas e sua maior preocupação é com o zelo, o trato com a coisa pública. Destacou ainda o voto de confiança que lhe foi dado pelo governador licenciado, uma confiança que ele estende a todos os magistrados da Paraíba. ‘É uma honra para mim e para toda a Magistratura do Estado”, afirmou o governador em exercício.
Em seu breve pronunciamento, o governador José Maranhão declarou que o ato de transmissão de cargo confirma que o Brasil está vivendo desde 1988, com a Constituição vigente, um tempo de normalidade democrática. “Para nós, enquanto governador e cidadão, além de ser uma honra muito grande ter um homem de bem, um homem íntegro, de vida ilibada, como meu substituto, é também um motivo de muita tranqüilidade”, afirmou.
De acordo com Maranhão o desembargador Luiz Sílvio Ramalho Júnior é um homem que conhece os problemas do Estado e sabe identificar as prioridades da Paraíba, deixando todos na tranqüilidade de que o Estado está em boas mãos. “O Estado vai continuar andando bem, com seus projetos fluindo dentro da normalidade”, disse o governador, desejando saúde, paz e muita energia ao governador Luiz Sílvio Ramalho Júnior.
         De acordo com o artigo 82, da Constituição do Estado da Paraíba em caso de impedimento do vice-governador, ou do presidente da Assembleia Legislativa quem assume o Governo em substituição ao governador é o presidente do Tribunal de Justiça.
         Nos quinze dias em que o desembargador Luiz Sílvio Ramalho Júnior estará no comando do Governo do Estado, o desembargador Nilo Luiz Ramalho Vieira assumirá a presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, por ser decano daquela instituição e porque a vice-presidente do TJ, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, se encontra em licença médica.

Secom

Na Paraiba

Atualizado em 16 de setembro de 2010

Começa hoje julgamento de casal acusado de matar família; sobrevivente será ouvido



O depoimento do garoto Prisciano, um dos sobreviventes da Chacina do Rangel dará início a sessão de julgamento do casal Carlos José dos Santos, 25 anos e sua esposa, Edileuza de Oliveira dos Santos, 26. Ele está recolhido na Penitenciária de Segurança PB1 e a mulher na Colônia Penal Júlia Maranhão, ambas no bairro de Mangabeira.
Priciano será ouvido numa sala reservada pelo juiz Marcos William na presença do promotor Alexandre Varandas, advogados Jerônimo dos Santos e Argemiro Queiroz que vão defender respectivamente Carlos José e Edileuza.
O julgamento que vai decidir o destino do casal apontado como responsáveis pela Chacina do Rangel terá início às 9h no auditório do 1º Tribunal do Júri Popular da Capital. Trinta policiais militares terão a responsabilidade de garantir a segurança da sessão que deverá ter o auditório, com capacidade pra 72 pessoas, completamente lotado.
Carlos José e Edileuza Oliveira serão julgados pelas do casal Moisés Soares Filho, 33 anos e Divanise Lima dos Santos, 35 e dos filhos do casal Raissa dos Santos Soares, 2; Rai dos Santos Soares, 4; e Raquel dos Santos Soares, 10 anos, que assassinados a golpes de facão. Divanise estava grávida de gêmeos.
O assassinato da família aconteceu na madrugada do dia 9 de julho do ano passado quando o casal Carlos José e Edileuza invadiram a casa de Moisés e Divanise e passaram a esfaquear a todos. Grávida de gêmeos e amamentando uma das crianças Divanise não teve nenhuma chance de defesa o mesmo aconteceu com o marido dela que estava dormindo. Um dos filhos do casal, Cripiano, com 11 anos a época do crime não morreu porque se escondeu debaixo da cama. Outra filha do casal não estava em casa no momento da chacina.

Cardoso Filho
WSCOM Online

Educação

Atualizado em 16 de setembro de 2010

Coperve altera Editais do Processo Seletivo Seriado 2011

Vestibular
(Foto: Cícero Silvestre)
A Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve), da Universidae Federal da Paraíba divulgou modificações nos Editais de Nº 40 e 41/2010 do Processo Seletivo para os cursos de Música, Teatro, Artes Visuais e Tradução e o de Nº 42/2010 para os cursos sequenciais em Música.
Em comunicado, através do informativo Nº 18/2010 a Comissão Permanente do Concurso Vestibular destaca as seguintes modificações: o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) referente à taxa de inscrição poderá ser efetuado, no período de 15 de setembro a 6 de outubro em qualquer agência do Banco do Brasil. Em João Pessoa, no período de 27 de setembro a 6 de outubro, o pagamento será feito exclusivamente na antiga agência Tambaú  do Branco do Brasil, à Avenida Senador Ruy Carneiro, nº 186. Outra modificação é que a mudança exigida para o cadastramento dos candidatos classificados incluirá a comprovação de votação nas eleição de 2010, para maiores de 18 anos, exceto nos casos previstos em lei.
Ainda de acordo com o informativo, a Coperve destaca que a primeira modificação decorre de solicitação do Banco do Brasil, e a segunda de orientação da Procuradoria Jurídica da UFPB.
Outras informações e esclarecimentos pelo telefone (83) 3244-1580 ou no endereço eletrônico www.coperve.ufpb.br
Da Agência de Notícias

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Imprudência

Atualizado em 14 de setembro de 2010

Médico esquece toalha dentro de paciente por 4 meses

Uma mulher sentiu profundamente os resultados de uma cirurgia, por quatro meses. Afinal, o médico esqueceu uma toalha dentro dela.
Susan Misiewicz, de 44 anos, passou por uma histerectomia (remoção do útero). Meses depois, ela ainda sentia fortes dores na barriga.
Os médicos passaram vários antibióticos, mas nada resolvia.
Até que, um dia, ela passou por um tomografia computadorizada e acharam o problema.
O mais surpreendente é o tamanho da toalha: 45 x 45 cm.
- Eu imaginei que o pedaço de pano seria de uns 5 cm. Quando eu cheguei em casa e o medi, fiquei chocada com o tamanho dele. Eu o coloquei sobre um de meus travesseiros, e ele o cobriu totalmente.

Do R7

Eleições 2010

Atualizado em 14 de setembro de 2010

CNT/Sensus: Dilma amplia diferença para Serra e chega a 50,5%

Pesquisa do Instituto Sensus encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostrou nesta terça-feira (14) a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com mais da metade das intenções de voto no levantamento estimulado - quando os nomes dos candidatos são mencionados. Dilma tem 50,5%, contra 26,4% do seu principal adversário, o tucano José Serra. Marina Silva, do PV, aparece com 8,9%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Nenhum dos outros candidatos ao Palácio do Planalto chegou a ter 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 3,5% e indecisos, 9,1%. Dilma Rousseff tem 57,8% dos votos válidos, enquanto Serra totaliza 30,2% dos votos válidos - descontando brancos, nulos e indecisos. Desta forma, se a eleição fosse hoje, a candidata petista venceria em primeiro turno.
Para realização da pesquisa, foram feitas 2 mil entrevistas, em 24 Estados do País, entre os dias 10 e 12 de setembro. O número de registro no Tribunal Superior Eleitoral é o 29.517/2010.
No levantamento anterior, realizado entre 20 e 22 de agosto, a petista tinha 46% das intenções de voto, contra 28,1% de José Serra e 8,1% de Marina Silva. O percentual de votos brancos e nulos era maior: 5,1%, assim como o de eleitores indecisos: 11,7%.
Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são indicados aos entrevistados, Dilma Rousseff aparece com 44,3% das intenções de voto, contra 23% de José Serra e 7,1% de Marina Silva. Na pesquisa anterior, Dilma aparecia com 37,2%, Serra, com 21,2%, e Marina com 6%.

Terra

Eleições 2010

Atualizado em 14 de setembro de 2010


Governador se afasta do cargo por 15 dias para se dedicar à campanha

O governador do Estado, José Maranhão, se afastará nesta quarta-feira (15) por 15 dias do cargo para se dedicar à campanha.
A informação foi divulgada no Programa Correio Debate da Rede Correio Sat, na tarde desta terça-feira (14) em reportagem do jornalista Lenilson Guedes.
O governador transmite o cargo ao presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Luís Silvio Ramalho Júnior, às 10h, no Salão Nobre do Palácio da Redenção.

Do Portal Correio

No Rio Grande do Norte

Atualizado em 14 de setembro de 2010

Polícia prende líder da quadrilha que atuou em Monte Alegre RN

A polícia prendeu o líder da quadrilha responsável por momentos de tensão em Monte Alegre, no dia 18 de agosto. O paraibano Josuel Silva Gomes foi preso na cidade de Bom Jesus por força de mandado de prisão, na madrugada desta terça-feira (14). Além dele, a polícia prendeu Helenilson da Silva Coutinho e João Paulo da Silva.

Os três tinham mandados de prisão expedidos pela justiça de Monte Alegre e, de acordo com o delegado Márcio Delgado, responsável pelas prisões, Josuel é apontado como o autor de pelo menos dez roubos a bancos na Paraíba.

“Ele era foragido de lá, com vários mandados de prisão. Com isso, começou a montar a quadrilha aqui no Rio Grande do Norte e iriam roubar o Banco do Brasil de Monte Alegre”, revela o delegado.

Josuel, inclusive, seria também o responsável pelas armas usadas da quadrilha. “Nós ainda estamos trabalhando para encontrar todo o armamento que esses criminosos possuem”, comenta.
Foto: Thyago Macedo
Delegado Márcio Delgado Varandas, comandou prisão dos acusados.


Logo após a tentativa de roubo em Monte Alegre, que culminou em uma troca de tiros no centro da cidade, a polícia realizou várias diligências na região e conseguiu prender três criminosos.

Os presos na ocasião foram Ivanildo Domingos da Silva, Izaqueu Ramos da Silva e Erivan Pereira de Souza. Com os acusados, foram apreendidas seis armas, sendo uma espingarda calibre 12, um fuzil 765, uma pistola ponto 40, uma pistola calibre 380 e dois revólveres.
 
Nominuto

No Brejo paraibano

Atualizado em 14 de setembro de 2010

Estudante é presa com nota falsa de R$ 20


A polícia prendeu na noite desta segunda-feira (13), por volta das 20h, em Guarabira, cidade localizada na Região do Brejo paraibano, a estudante Tamires Lima Duarte, de 18 anos de idade. Ela é acusada da prática de derrame de cédulas falsas.
De acordo com a polícia, a vítim foi o agricultor Severino Pereira da Cruz, de 48 anos de idade. Ele contou aos policiais que estava no Bar do Guiné, localizado na PB 073, nas proximidades ao Posto 01 da Operação Manzuá, quando foi abordado pela estudante Tamires Lima Duarte. A acusada estava de posse de uma cédula falsa no valor de R$ 20,00 (vinte reais), tendo feito a troca por duas de R$ 10,00 (dez reais), com a vítima. Depois que recebeu o dinheiro, Severino Pereira percebeu que a cédula era falsa.
O agricultor Severino Pereira da Cruz comunicou o fato à polícia. Compareceu ao local a guarnição na viatura 1234, comandada pelo Cabo da Polícia Militar Edvaldo. Ele fez a prisão em flagrante de Tamires Lima Duarte, que mora no Sítio Cajá, na cidade de Mulungu, também localizada na Região do Brejo paraibano. A acusada foi levada para a Delegacia de Polícia Guarabira, onde foi autuada em flagrante pelo delegado de plantão. A polícia está investigando para saber se existem outras cédulas falsas.
Emmanuel Noronha do Portal Correio

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Eleições 2010

Atualizado em 13 de setembro de 2010


Diocese de CG inicia série de debates com candidatos ao governo do estado



Tem início nesta segunda-feira, 13, a série de debates com os candidatos ao governo do promovido pela Diocese de Campina Grande, em parceira com a Ong Centro de Ação Cultural (Centrac).

De acordo com a ordem divulgada pela Diocese, Ricardo Coutinho (PSB) será o primeiro a participar do debate, que terá início às 19h, no auditório da Cúria Diocesana, Centro de Campina Grande. Na terça-feira, 14, é a vez do candidato José Maranhão (PMDB), e na quarta-feira, 15, Nelson Júnior do PSOL.

Durante uma reunião com a presença dos representantes dos candidatos e das coligações, foram definidas as metodologias do debate. Todos os participantes irão responder questões sobre política de resíduos sólidos e organização dos catadores, como também para o limite de propriedade da terra e reforma agrária, segurança pública e violência contra a mulher, políticas públicas para a juventude e sobre o Projeto Ficha Limpa.


Do WSCOM Online

Em Itabaiana

Atualizado em 13 de setembro de 2010

Ex-prefeito de Itabaiana é condenado por improbidade administrativa


O Diário da Justiça publicou sábado último a sentença da Justiça Federal que condenou o ex-prefeito de Itabaiana, Sebastião Tavares de Oliveira, por crime de improbidade administrativa. Ele é acusado de irregularidades em convênio firmado com a FUNASA. A ação foi movida pelo Ministério Público Federal.
“Julgo parcialmente os pedidos, para condenar o réu pela prática de ato de improbidade administrativa, nos termos do art. 9º da Lei nº. 8.429/92, em razão da alteração dos locais de instalação de sete poços artesianos previstos no convênio nº. 402/2001 FUNASA”, diz o juiz na sentença.
O ex-prefeito terá de ressarcir ao erário a quantia de R$ 77.940,00, dos quais 90% devem ser restituídos à União e 10% devem ser restituídos ao município de Itabaiana. O valor deverá ser corrigido monetariamente a partir de 06/2001.
A sentença determina ainda a suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 8 anos e o pagamento de multa civil no valor de R$ 20.000,00, a ser monetariamente corrigido.
“Deixo de aplicar a pena de proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, tendo-se em vista que a conduta apenada não se correlaciona com a natureza da pena”, afirma o juiz.

Do WSCOM Online com informações do blog Lana Caprina

Eleições 2010

Atualizado em 13 de setembro de 2010

Maranhão reúne lideranças e militância nesta 2a feira para definir estratégias de reta final da campanha

 

O candidato à reeleição ao Governo do Estado pelo PMDB, José Maranhão, concentrará sua atenção nesta segunda-feira, a partir das 10 horas, no restaurante do Esporte Clube Cabo Branco, em João Pessoa, para encaminhar as estratégias  finais de campanha com vistas a multiplicar a participação da militância nesta fase do processo eleitoral.
- A orientação é de ampliar a partir de agora a presença da militância e da campanha num grau de maior mobilização para atrair os indecisos e confirmar as tendências de vitoria do candidato por dispor das melhores propostas para o futuro do Estado – comentou a jornalista Lena Guimarães, de férias mas dedicada à campanha.
Ela adiantou que o governador tem mantido contatos com as lideranças de todo o Estado, mesmo admitindo que João Pessoa e Campina Grande passam a ter estratégias diferenciadas consolidando a ampliação da presença da campanha em todos os lugares.


WSCOM Online

Eleições 2010/Debate entre presidenciáveis

Atualizado em 13 de setembro de 2010

Dilma reage às criticas de Serra, Marina e Plinio e tem melhor performance de Debate na RedeTV

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Roussef, foi o principal alvo dos demais candidatos ao Palácio do Planalto respondendo aos questionamentos sobre a quebra de sigilo de parentes do candidato do PSDB, denúncia de ‘tráfico de influência’ do filho da ministra da Casa  Civil, Erenice Guerra e de escândalos no Governo informando que sempre exigiu e quer investigação profunda e punição de quem for flagrado em delito mas negou que o Governo Lula tenha complacência com crimes.
- Sou radicalmente a favor de investigações tanto que pedimos a participação da Policia Federal, mas não aceito que se tente fazer ilação entre o vazamento com nossa campanha até porque nada se prova mesmo porque inexiste – afirmou a ministra.
Antes, ela travou um debate particular com o candidato Serra ao atribuir o vazamento ao PT e à sua campanha merecendo da candidata petista contestação da acusação. Noutro momento, chegou a dizer que o tucano precisa acabar com a postura de dono da verdade porque, segundo ela, “não é melhor do que ninguém”.
Sobre o caso do filho da ministra Erenice, ela disse acreditar na postura da ex-assessora e defendeu apuração rigorosa com punição se porventura houver alguma comprovação.


Walter Santos
WSCOM Online

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Eleições 2010

Atualizado em 10 de Setembro de 2010

Cássio pediu que campinenses ajudem na eleição de Ricardo


Candidato ao senado destacou que a cidade será a grande protagonista das eleições de 2010

Durante a passeata realizada nesta quinta-feira, 9, em Campina Grande pela Coligação ‘Uma nova Paraíba’, o candidato ao senado, Cássio Cunha Lima, destacou que a cidade deve decidir as eleições deste ano.
Para o candidato, Campina Grande será a grande protagonista das eleições de 2010: “Nossa cidade vai irrigar a mudança. Tenho certeza que Campina, com a sua consciência política vai decidir o destino político da Paraíba, elegendo Ricardo Coutinho para governador".
De acordo com Cássio, Ricardo é o mais preparado para governar o Estado: "Peço por nosso futuro, pelo futuro das próximas gerações, que Campina Grande vote em Ricardo Coutinho, tornando-o governador da nossa Paraíba”.


Da Redação (com assessoria)
WSCOM Online

Eleições 2010

Atualizado em 10 de Setembro de 2010

Maranhão ouve queixas de comerciantes sobre ‘absurdo de juros’ no Mercado Central


Na visita feita na manhã desta sexta-feira ao Mercado Central de João Pessoa, o governador José Maranhão (PMDB) ouviu as reclamações dos comerciantes, que se queixam de ter que pagar ‘juros absurdos’ e taxas extras não esclarecidas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa.
O governador estava acompanhado do candidato a vice, Rodrigues Soares (PT), e do postulante ao Senado, Wilson Santiago (PMDB).
Maranhão foi recebido calorosamente pelos comerciantes do mercado que contaram ao governador a real situação em que se encontram no que diz respeito ao pagamento das taxas cobradas pela prefeitura municipal.
Foi o caso de Rosineide Santana, comerciante há oito anos no Mercado Central, que reclamou das altas taxas cobradas pelo box que ocupa no local. “A gente reclama não é pagar não, é condições de pagar, o banco cobra um absurdo de juros. Outra coisa, eles dizem que não têm outras taxas, mas no mês de março e de agosto são cobrados mais R$ 23,00 de taxa extra e a gente tem que pagar, reclamou a feirante.
Rosineide disse ainda que no box de três metros quadrados o valor cobrado é de R$ 60,00 por mês. “O que acontece também é que o prefeito vai pra televisão dizer que doou pra gente, como se até a carência a gente pagou? Nós estamos revoltados, é uma revolta geral aqui no mercado”, enfatizou.
Ao longo da visita ao Mercado Central, Zé Maranhão também ouviu reivindicações, como a de Antônio Mariano, morador de Bayeux que estava fazendo compras no mercado. “Eu conversei com Zé Maranhão sobre a duplicação da Avenida Liberdade. E o governador me disse que a obra já está para começar. Fico feliz que a duplicação seja feita na avenida, nós que moramos lá sabemos como é importante a obra. Eu confio nele, por isso, meu voto é de Zé Maranhão”, afirmou.
Já Maria de Souza, de 64 anos, e que há mais de 20 anos trabalha no mercado, ficou emocionada com a visita do governador e por ter conversado com ele. “Eu amo Zé de coração e fiquei emocionada com ele aqui no meu local de trabalho. Sempre votei nele e não é agora que vou deixar na mão. Com certeza, meu voto é de Zé”, comemorou.
Ao final da visita, Maranhão agradeceu a receptividade dos comerciantes do Mercado Central. “Fomos acolhido com muito calor humano, com muita simpatia e sobretudo com uma confiança muito grande de todos aqui no nosso projeto de governo”, disse o governador que afirmou ainda ser esse o principal diferencial de sua campanha.
“O diferencial é esse, o debate com a sociedade se processa assim nas ruas, nas associações, nos sindicatos, na representação da sociedade. E nesse debate eu tenho sentido necessidade de medidas que realmente venham em benefício da sociedade e soluções que sejam realmente populares”, declarou o peemedebista.
Maranhão também se mostrou sensível às reivindicações dos comerciantes do mercado. “É preciso encontrar solução para os problemas do Mercado Central, a parte mais interessada nesse processo é o consumidor e aqui as instalações não são boas, além disso estão cobrando taxas altíssimas que os comerciantes não têm condição de cumprir. Os feirantes estão se sentindo asfixiados e sacrificados no seu trabalho e no direito que eles têm de viver com dignidade e de trabalhar de forma a garantir o sustento de suas famílias”, finalizou.

Da Redação (com assessoria)
WSCOM Online

Eleições 2010

Atualizado em 10 de Setembro de 2010

“Na reta final, Paraíba está no roteiro para receber campanha de Dilma”, afirma Rodrigo


O deputado estadual Rodrigo Soares, presidente estadual do PT e candidato a vice-governador na chapa, declarou, há pouco, que a visita hoje do presidente da Executiva  Nacional do partido, José Eduardo Dutra, nesta reta final de campanha, comprova mais uma vez que a Paraíba está em sintonia com o projeto nacional de eleger Dilma Rousseff à Presidência da República.
Segundo Rodrigo, a vinda de Eduardo Dutra demonstra o valor político que o governador José Maranhão (PMDB), candidato a reeleição, tem e o fortalecimento da parceria do Estado com o governo federal e o Partido dos Trabalhadores. Para ele, Dutra comprova ainda, com essa atitude de vir à Paraíba, que é de fundamental importância no projeto nacional de eleger Dilma, também reeleger toda a chapa majoritária: “Maranhão, o candidato a vice Rodrigo Soares e os candidatos a senadores, Vital Filho e Wilson Santiago”.
O presidente estadual do PT destaca que Eduardo Dutra, como coordenador nacional da campanha de Dilma, intensifica, nesta reta final, uma mobilização a partir da Paraíba. Dutra depois viaja para São Paulo (maior colégio eleitoral do país), que tem como candidato ao Governo pelo PT, Aloizio Mercadante, e em seguida vai para o Ceará (maior colégio eleitoral do Nordeste) onde Cid Gomes (PSB) disputa a reeleição . Rodrigo entende, neste caso, que João Pessoa e todo o Estado estão no roteiro desta caminhada que vai terminar no dia 3 de outubro com a eleição de Dilma Rousseff para presidenta da República e com a reeleição do governador Maranhão, do vice Rodrigo Soares e dos candidatos ao Senado, Vitalzinho e Santiago.
“A visita de Eduardo Dutra, presidente da Executiva Nacional e coordenador da campanha de Dilma, valoriza a nossa chapa majoritária, e assegura que a campanha estadual sempre esteve em sintonia com a campanha nacional do PT”, reforçou Soares. E acrescenta: “Isso demonstra também a importância que tem a aliança do PT com o PMDB na Paraíba, firmada com muita coerência e em sintonia também com os demais partidos coligados, como o PC do B, PTB, entre outros”, avaliou. Dutra desembarca no Aeroporto Castro Pinto às 13h e no local mesmo concede entrevista coletiva.

Da Redação
WSCOM Online

No Amapá

Atualizado em 10 de Setembro de 2010

Governador do Amapá é preso pela PF; mandados são cumpridos também na PB


A Polícia Federal (PF) prendeu nesta sexta-feira (10) o governador do Amapá, Pedro Paulo Dias (PP), durante a Operação Mãos Limpas. O governador é suspeito de participar de uma organização criminosa composta por servidores públicos, políticos e empresários que supostamente praticavam desvio de recursos públicos do Amapá e da União. O governador foi levado pelos agentes da PF para o quartel do Exército, em Macapá.
A assessoria do diretório do PP em Macapá confirmou ao G1 a prisão do governador, mas não quis comentar o assunto. A assessoria de imprensa do governador disse que vai acompanhar o caso e buscar mais informações sobre os motivos da prisão para poder se pronunciar a respeito.
Em 2002, Pedro Paulo se elegeu vice-governador na chapa liderada por Waldez Góes (PDT). Em 2006, foi reeleito como vice. Desde 3 abril de 2010, é governador do Amapá. Ele assumiu após Waldez Góes ter deixado o cargo para se candidatar ao Senado. Pedro Paulo disputa a reeleição pela chapa “O trabalho precisa continuar”, composta por PP, PRB, PDT, PSR, PL, DEM PHS, PCdoB e PTdoB.
Operação
Foram mobilizados, segundo a PF, 600 agentes federais para cumprir 18 mandados de prisão temporária, 87 mandados de condução coercitiva e 94 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Além do Amapá, os mandados também estão sendo cumpridos no Pará, Paraíba e São Paulo. Participam da ação 60 servidores da Receita Federal e 30 da Controladoria Geral da União (CGU).
Segundo a Polícia Federal, as apurações revelaram indícios de um esquema de desvio de recursos da União que eram repassados à Secretaria de Educação do Estado do Amapá, provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).
Foi constatado, de acordo com a PF, que a maioria dos contratos administrativos firmados pela Secretaria de Educação não respeitavam as formalidades legais e beneficiavam empresas previamente selecionadas.
Apenas uma empresa de segurança e vigilância privada, segundo a investigação, manteve contrato emergencial por três anos com a Secretaria de Educação, com fatura mensal superior a R$ 2,5 milhões, e com evidências de que parte do valor retornava, sob forma de propina, aos envolvidos.
Durante a apuração, a PF informou ter constatado que o mesmo esquema era aplicado em outros órgãos públicos. Foram identificados desvios de recursos no Tribunal de Contas do Estado do Amapá, na Assembleia Legislativa, na Prefeitura de Macapá, nas Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública, de Saúde, de Inclusão e Mobilização Social, de Desporto e Lazer e no Instituto de Administração Penitenciária.
As investigações, que contaram com o auxílio da Receita Federal, da CGU e do Banco Central (BC), iniciaram-se em agosto de 2009, e se encontram sob a presidência do STJ.
Os envolvidos estão sendo investigados pelas práticas de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, advocacia administrativa, ocultação de bens e valores, lavagem de dinheiro, fraude em licitações, tráfico de influência, formação de quadrilha, entre outros crimes conexos.

Do Wscom (com G1)

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Agenda dos candidatos a governo da Paraíba

Atualizado em 07 de setembro de 2010

Confira a agenda de campanha desta terça-feira dos candidatos ao Governo do Estado

Confira a agenda de campanha dos candidatos ao Governo do Estado para esta terça-feira (7).

Francisco Oliveira (PCB)
Assiste ao desfile do 7 de Setembro em João Pessoa.

Ricardo Coutinho (PSB)
Pela manhã visita pontos de mobilização da militância girassol na Orla de João Pessoa e à tarde participa de reunião com militantes da candidatura da deputada estadual Liba.

Nelson Júnior (PSOL)
Cumpre agenda em Campina Grande e se reúne com coordenação de campanha. À tarde participa de atividades do movimento negro.

José Maranhão (PMDB)
De manhã participa do desfile de 7 de Setembro em João Pessoa. À tarde participa das Comemorações do Desfile Cívico-Militar em Araruna.

Marcelino Silva (PSTU)

Grava para o Guia Eleitoral. À tarde e à noite visita lideranças em Cabedelo e na praia da Penha

Lourdes Sarmento (PCO)

Não divulgou agenda.

Do Araruna Online

Religioso é acusado de omitir pedofilia

Atualizado em 07 de setembro de 2010

Paraibano ingressa com ação contra o Papa Bento XVI; religioso é acusado de omitir pedofilia

INUSITADO: Justiça Federal da Paraíba recebe ação contra o Papa Bento XVI; homem acusa religioso de omissão em casos de denúncias de pedofilia

Um fato inusitado foi registrado na Justiça Federal na Paraíba, na última sexta-feira (dia 3). O cidadão Luiz Carlos Barbosa Ângelo ingressou com uma ação na 1ª Vara contra o Papa Bento XVI. Na petição assinada pelo advogado Gilvan Lopes Farias, o autor acusa o Papa de se omitir perante as denúncias de pedofilia na Igreja Católica.

Na ação por dano moral, Luiz Carlos ressalta “a baixaria de padres pedófilos”. Segundo a petição, “o próprio Papa devia punir estes vermes, mas ele se omitiu, pagando milhões para o caso ser abafado”. O autor da ação pede que o cardeal Joseph Alois Ratzinger seja condenado a pagar o valor de R$ 1 bilhão por dano moral. Sobre esse valor, Luiz Carlos diz que uma parte do dinheiro será doada a algumas instituições carentes no mundo.

Por enquanto, a ação está aguardando decisão do juiz federal João Bosco Medeiros de Sousa, titular da 1ª Vara.


Da Ascom da Justiça Federal na Paraíba