BEM VINDO AO BRASIL E O MUNDO

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Eleições 2010

Atualizado em 28 de setembro de 2010

66% dos eleitores da Paraíba acreditam na vitória de Maranhão


Pesquisa Vox Populi aponta que 66% dos eleitores paraibanos avaliam que o governador José Maranhão (PMDB) é o candidato com mais chances ganhar as eleições para o Governo do Estado. Significa que quase dois terços acreditam na vitória do candidato da coligação Paraíba Unida.

Do outro lado, apenas 23% dos entrevistados ainda acreditam na vitória do ex-prefeito Ricardo Coutinho (PSB), candidato da coligação Uma Nova Paraíba.

Comparando-se, verifica-se que o índice daqueles acreditam que o governador José Maranhão tem mais chances de vitória nas eleições do próximo domingo é quase três vezes superior ao conferido ao ex-prefeito Ricardo Coutinho.

O instituto Vox Populi apurou a percepção da população em relação ao desfecho da disputa eleitoral apresentando a seguinte pergunta: “Qual destes candidatos você acha que vai ganhar para governador?”.

De acordo com a pesquisa, nenhum dos outros candidatos – Lourdes Sarmento (PCO), Francisco Oliveira (PCB), Marcelino Rodrigues (PSTU) – têm qualquer chance de vitória na disputa para governador.

O índice dos que não quiseram opinar ou não responderam à pesquisa atingiu 11%.

Mais chances de vitória
O governador Maranhão é apontado como o candidato com mais chance de vitória em todos os segmentos da população (ver tabelas). Sempre com índices que vão de 61% a 71%, o governador tem maior perspectiva de vitória para homens, mulheres, jovens, idosos, no eleitorado de todos os níveis de educação e quadro estratificado por renda familiar.

No cruzamento por religiões e pela cor declarada dos eleitores, o governador José Maranhão também é apontado, com índices superiores a 60%, o candidato com mais chances de ganhar as eleições.

Dados técnicos
Realizada entre os dias 17 e 20 de setembro, a pesquisa Vox Populi, contratada pelo Correio, foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), com o protocolo número 32.254/10. Junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o protocolo de registro tem o número 31.708/10. Os registros foram feitos no dia 23 de setembro.

O levantamento de campo foi realizado entre os dias 17 e 20 de setembro. Foi adotada uma amostra estratificada por cotas, com o total de 1.200 entrevistas, para obter representatividade para o conjunto do Estado.

A margem de erro estimada para o conjunto da amostra é de mais ou menos 2,8 pontos percentuais, em um intervalo de confiança de 95%.


JORNAL CORRERIO DA PARAÍBA

Nenhum comentário: