BEM VINDO AO BRASIL E O MUNDO

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Após transbordamento de represas, água atinge ruas antes secas em Atibaia

Diário de Riachão-PB, quarta-feira  27 de janeiro de 2010

Icone de Brasil BRASIL



Água atinge ruas antes secas em Atibaia


Moradores do bairro Terceiro Centenário, em Atibaia, a 64 quilômetros de São Paulo, amanheceram na manhã desta quarta-feira (27) sendo obrigados a tomar uma difícil decisão: deixar ou não deixar suas casas, cada vez mais ameaçadas pela água que transbordou do rio com o mesmo nome da cidade. Após o transbordamento de duas represas do Sistema Cantareira na terça-feira (26), ruas que antes estavam secas foram cobertas pela água. Em alguns locais, ela ainda não entrou nas casas, mas o nível sobe rápido e assusta quem mora no local.


Na Rua José Pires de Camargo, o movimento era grande durante a manhã – moradores passavam de um lado para o outro com botas e pertences, caminhões carregavam mudanças e outras pessoas, nas partes ainda secas, observavam tudo para decidir se ainda ficariam no local. O boato entre os moradores é de que a água deve chegar a 1,5 metro de altura – informação não confirmada pela Defesa Civil. O órgão, entretanto, confirma que o nível da enchente ainda vai subir, e que o melhor é esvaziar os imóveis e sair do local, para que os moradores não corram o risco de ficarem ilhados.

A enfermeira Elaine Cristina Alves Andrade Silva, de 34 anos, que mora na rua, já passou a última noite na casa da mãe e voltou nesta manhã para buscar seus dois cachorros. Os móveis já foram retirados, apesar de a água ainda estar na calçada. “Começou a encher muito rápido. Desde segunda a água estava no fundo da rua, mas de ontem para hoje atingiu tudo. A Defesa Civil está dizendo que vai ficar ainda mais cheio, por isso resolvi sair, para não ficar no meio da enchente”, afirmou.

A mãe dela, que morou 20 anos no local, se diz assustada com a situação. “Isso nunca aconteceu, é inédito, por isso a gente está em estado de choque”, disse a corretora de imóveis Dina Santana, de 57 anos.
 
Da internet

Nenhum comentário: