BEM VINDO AO BRASIL E O MUNDO

domingo, 24 de janeiro de 2010

Meio ambiente e reciclagem

Diário de Riachão-PB, Segunda-feira 25 de janeiro de 2010

Icone de Brasil BRASIL



País acaba com apenas 2% das sacolas plásticas em 2009

 

Número corresponde a 280 milhões de um total de 14 bilhões de sacos consumidos no país
Marcello Casal Jr./ Agência BrasilFoto por Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Meio Ambiente lançou campanha contra uso de sacolas plásticas

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, comemorou no ano passado a redução de 280 milhões de sacolas plásticas no país, resultado dos seis meses da campanha do governo “Saco é um saco”,cujo objetivo é incentivar os consumidores a carregar suas compras em sacolas feitas de material reciclável.

O número parece alto, mas corresponde a apenas 2% do total de 14 bilhões de sacolinhas plásticas utilizadas por ano no país. Para o Ministério do Meio Ambiente, a quantidade não desanima porque a meta da campanha era conscientizar os consumidores e, sendo assim, cumpriu seu objetivo.

Nos últimos anos, as sacolas plásticas viraram vilãs do meio ambiente porque poluem e não podem ser recicladas. Muitas delas acabam indo parar nos lixões, córregos, ajudam a agravar os problemas de enchentes nas cidades e chegam até a causar a morte de animais marinhos.


A coordenadora técnica da campanha do ministério, Fernanda Altoé Daltro, disse que a estimativa é que 100 mil animais morram por ano engasgados com sacolas plásticas ou presos nelas.

- As tartarugas marinhas adoram comer água-viva, que são muito parecidas com sacos plásticos e acabam morrendo engasgadas.

Ricardo Oliani, coordenador do Instituto Akatu, ONG que trabalha pelo consumo consciente] propõe alternativas às sacolas plásticas, como usar caixas de papel para carregar compras de supermercado ou reutilizar a mesma sacolinha para evitar danos ao meio ambiente.

- Nas enchentes, as pessoas devem pensar: eu também fui responsável de alguma forma por isso, joguei um saquinho em algum momento por aí.
 
Do R7.COM

Nenhum comentário: