BEM VINDO AO BRASIL E O MUNDO

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

SES prorroga campanha de vacinação

Atualizado em 20 de agosto de 2010

SES prorroga campanha de vacinação contra a paralisia infantil

SES prorroga campanha de vacinação contra a paralisia infantil  A Secretaria de Estado da Saúde (SES) prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Pólio, que seria encerrada nesta sexta-feira (20). Os pais e responsáveis por crianças menores de 5 anos que não foram imunizadas contra a paralisia infantil, poderão procurar as unidades de saúde na próxima semana, até o dia 27. Alguns municípios já atingiram a meta de 95% de cobertura e outros a superaram, vacinando 100% de suas crianças, mas alguns ainda têm baixa cobertura. Até o final da manhã desta quinta-feira, a Paraíba havia vacinado 250.509 mil crianças ou 78,66% do total (318.466). Até agora nenhum Estado do Brasil atingiu a meta.
O coordenador de Imunização da SES, Walter Albuquerque explicou que o balanço parcial do Programa Nacional de Imunizações (PNI), da manhã desta quinta-feira, mostrava que a Paraíba era o segundo lugar no Nordeste em cobertura vacinal, perdendo apenas para Pernambuco, que já havia imunizado 599.907 crianças (79,80% da sua população-alvo).
Entre os municípios paraibanos que já vacinaram 100% de suas crianças estão: Guarabira, Pilões, Serra da Raiz, Cubati, Barra de Santa Rosa, Sossego, Coxixola, Prata, Parari, São João do Cariri, Santo André, Barra de Santa Rosa, Nova Palmeira, Zabelê, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, São José de Caiana, Belém do Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, São José do Brejo do Cruz, Bom Jesus, Uiraúna, Cajazeirinhas, Lastro, Nazarezinho, Paulista, Santa Cruz, São Bentinho, São José de Princesa e São José dos Ramos.
Dos municípios paraibanos com o maior número de crianças a serem vacinadas, João Pessoa havia alcançado o percentual de 74,16%; Campina Grande, 71,47%; Santa Rita, 96,38%; Patos, 88,54; Sousa, 82,01, e Cajazeiras, 54,54%.
Municípios sem atualização
O coordenador de Imunização da SES, explicou que muitos municípios não estão atualizando o Sistema de Informação do PNI e, isso, tem gerado uma subnotificação dos dados. Ele explicou que até a manhã desta quinta-feira (19), o sistema de informações do PNI ainda não tinha nenhum dado dos municípios de Algodão de Jandaíra, Gado Bravo e Triunfo. Ainda de acordo com Walter Albuquerque, 69 só tinham dados atualizados até o dia 14. “Estamos reforçando às Gerências Regionais de Saúde que atualizem os dados para podermos ter uma situação real da cobertura da campanha”, afirmou.
Walter explicou que, para impedir a presença da doença, é preciso criar um bloqueio, por meio de campanhas de vacinação em massa da sua população-alvo, além de altas coberturas vacinais de rotina. “Por isso, mesmo a criança com a caderneta de vacinação atualizada, deve tomar a vacina para que se forme uma barreira de proteção”, afirmou.
Ele lembrou, também, que a facilidade de movimentação das pessoas de um lugar para outro no mundo favorece a disseminação desse vírus, que pode ser reintroduzido em um país que já não apresenta mais casos, como o Brasil. Desde 1989, não são registrados casos da doença em território nacional. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) a certificação internacional de erradicação da transmissão da poliomielite.

Nenhum comentário: