BEM VINDO AO BRASIL E O MUNDO

terça-feira, 3 de agosto de 2010

UEPB

Atualizado em 04 de agosto de 2010

CONSUNI da UEPB aprova cursos de Engenharia Civil, Odontologia, Ciências Naturais e Pedagogia para Campus de Araruna

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Estadual da Paraíba aprovou, por unanimidade, na manhã desta terça-feira (03), a criação dos cursos de Engenharia Civil, Odontologia, Ciências Naturais, com ênfase em Física, e Pedagogia para o novo campus da UEPB que funcionará em Araruna, na região do Curimataú paraibano. Os três primeiros cursos serão implantados de imediato, conforme assegurou o vice-reitor da UEPB, professor Aldo Maciel. A reunião ordinária ocorreu na Sala de Reuniões dos Conselhos do Campus I, localizada no bairro de Bodocongó, em Campina Grande.
Os cursos da UEPB, a serem oferecidos em Araruna, foram selecionados a partir da premissa de contribuir para o progresso humano e regional e por consequência, nacional, bem como atender as demandas crescentes do mercado.
No que se refere à Engenharia Civil, por exemplo, uma pesquisa recente realizada pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI) apontou que a falta de profissionais desta área afeta o setor de inovação no país. Além disso, o Brasil ocupa o último lugar em número de engenheiros em relação à população, segundo um estudo efetuado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 35 países. Outro estudo sobre o tema, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em março de 2010, prevê que, caso a proporção atual de formação de engenheiros no país se mantenha, o Brasil poderá sofrer com déficit de oferta.
O professor Aldo Maciel acrescentou que o curso de licenciatura em Ciências Naturais é novo no Brasil e alcança crescente expansão, possuindo um campo de ações bastante diversificado e em transformação contínua. Ele apontou que o curso objetiva formar profissionais com sólida e ampla base teórico-metodológica para a docência na área de Ciências da Natureza e Física, no ensino fundamental, médio e no ensino profissional de nível médio. “Com este curso, espera-se uma formação generalista em Ciências da Natureza e um aprofundamento abrangente em Física, de modo a termos um professor capaz de desenvolver práticas pedagógicas que articulem a Ciência a questões emergentes no contexto de educação básica”, explanou.
O pró-reitor de Planejamento da UEPB, Antonio Guedes Rangel Junior, afirmou que a introdução do curso de Odontologia no novo Campus da UEPB também será de suma importância. “Influenciará direta e positivamente nas condições de vida da população local, a partir de atividades de extensão, entre outras, com atendimentos e práticas de prevenção viabilizadas, gratuitamente, para toda a comunidade”, destacou.

Da Redação com ASCOM da UEPB/Oziella Inocêncio

Nenhum comentário: