BEM VINDO AO BRASIL E O MUNDO

segunda-feira, 29 de março de 2010

Alemanha pode receber presos de Guantánamo

Portal DR- Riachão Online, segunda-feira 29 de março de 2010


Icone de Internacional INTERNACIONAL

 

Alemanha pode receber presos de Guantánamo


Shane T. McCoy/AFP Photo/US NavyFoto por Shane T. McCoy/AFP Photo/US Navy
Governo alemão estuda receber três presos da base de Guantánamo, em Cuba: um palestino, um jordaniano e um sírio
O governo alemão negocia com Washington a possibilidade de acolher presos do centro de detenção da base americana em Guantánamo, em Cuba, informou neste sábado (27) um porta-voz do Ministério do Interior. A fonte confirmou uma informação sobre o assunto publicada nesta manhã pela revista semanal Der Spiegel, e disse que o Ministério do Interior alemão, junto com a Chancelaria e o departamento de Assuntos Exteriores, "reatou as conversas" com os Estados Unidos sobre a questão.
- O governo alemão (...) mantém sua disposição de apoiar os EUA em seus esforços para desmantelar o campo de prisioneiros de Guantánamo.
Segundo a Der Spiegel, uma delegação alemã viajou na semana passada à base naval americana para se reunir com os presos cuja eventual saída para Alemanha está sendo estudada. A publicação revela que no final do ano passado, após meses de negociações, Washington propôs uma lista de nove candidatos para Berlim - alguns inclusive já foram recebidos por outros países.

A Alemanha estuda receber três presos: um palestino, um jordaniano e um sírio. O palestino, nascido na Cisjordânia, pertence a um grupo religioso conservador e foi detido no Paquistão, enquanto o cidadão jordaniano viajou ao Afeganistão no verão de 2001 e o sírio foi atendido em um hospital de Cabul e detido pouco depois. O Ministério do Interior, o Escritório Federal de Investigação Criminal e o departamento federal de Imigração deve elaborar agora um relatório sobre a personalidade dos reclusos e o risco que a sua recepção pode supor para que o ministro do Interior, Thomas de Maizière, tome uma decisão o respeito.
 Do R7

Nenhum comentário: