BEM VINDO AO BRASIL E O MUNDO

segunda-feira, 8 de março de 2010

Ataques matam ao menos 38 em elições no Iraque

Diário de Riachão-PB, Segunda-feira, 8 de março de 2010

Icone de Internacional INTERNACIONAL

 

Ataques matam ao menos 38 em eleições no Iraque

 

Trinta e oito pessoas morreram e 110 ficaram feridas em episódios de violência durante as eleições legislativas deste domingo (7) no Iraque, de acordo com um novo registro apresentado por uma fonte do Ministério do Interior. A cifra anterior indicava 24 mortos e mais de 80 feridos. 7.mar.2010/AFPAo menos 30 pessoas foram mortas por disparos de granadas e foguetes Katyusha em Bagdá, capital do país. Entre as vítimas estão 25 moradores locais que morreram no desabamento de um edifício atingido por um projétil, no bairro de Ur, de acordo com a mesma fonte. Outras oito pessoas morreram em atentados a bomba nas imediações da cidade.
Outros 13 eleitores ficaram feridos quando um obus atingiu um centro de votação em Iskandariya, 50 km ao sul de Bagdá.
As eleições legislativas deste domingo ocorrem sob o medo de atentados da Al Qaeda. Dezenas de ataques já foram registrados perto de locais de votação em todo o país.
Na última sexta-feira (5), o Estado Islâmico do Iraque, braço da Al Qaeda no país, decretou um toque de recolher para tentar impedir a realização das eleições.

O grupo disse em comunicado que qualquer um que desafiar o toque de recolher "infelizmente exporá a si próprio à ira de Alá e, portanto, a todos os tipos de armas dos 'mujahedins' [guerreiros]". As eleições legislativas deste domingo são consideradas cruciais para a criação de um governo capaz de liderar a jovem democracia iraquiana, que ainda depende fortemente da segurança fornecida pelas tropas americanas que invadiram o país em 2003. A retirada americana está prevista para terminar em 2011.
O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al Maliki, votou logo após a abertura das zonas eleitorais. Ele se mostrou confiante de que os atentados não afetarão as eleições no país.
Do R7

Nenhum comentário: