BEM VINDO AO BRASIL E O MUNDO

sexta-feira, 26 de março de 2010

Isabella Nardoni

Portal DR- Riachão Online, Sábado, 27 de março de 2010


Icone de Brasil BRASIL

 

CASO ISABELLA NARDONI

Mãe de Isabella fica sabendo de condenação por mensagem no celular

julgamentoNardoni606x31
Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella, ficou sabendo do resultado do julgamento por uma mensagem no celular.
Segundo o promotor Francisco Cembranelli, a assistente de acusação Cristina Christo enviou a mensagem assim que a sentença foi lida, pois Ana Carolina estava ansiosa para saber a decisão. (Por Luciana Bonadio)


Aclamado, promotor afirma que sua confiança ‘era total’

julgamentoNardoni606x31
Aclamado pelos populares ao sair do Fórum de Santana, na Zona Norte de São Paulo, o promotor Francisco cembranelli afirmou, em entrevista, depois da condenação do casal Nardoni, que a sua confiança “era total”. “Semnpre me senti pronto. O resultado (do julgamento) mostrou que eu estava certo”, declarou. Apesar disso, ele diss que o júri não é uma ciência exata. “Mas tudo foi feito para se obter êxito. A certeza que eu tive sempre foi total. Nada me abalou”, insistiu.


Polícia joga gás de pimenta para afastar multidão

julgamentoNardoni606x31
A polícia teve de jogar gás de pimenta para afastar a multidão que se aglomerou  em volta do camburão que levava o casal Nardoni, por volta da 1h deste sábado (27),  embora do Fórum de Santana. (Por Marília Juste)


Após condenação, população festeja em frente ao Fórum de Santana

julgamentoNardoni606x31
Quando a condenação do casal Nardoni foi anunciada neste sábado (27), no Fórum de Santana, na Zona Norte de São Paulo, houve uma explosão de alegria entre as pessoas que se aglomeravam em frente ao local.  A multidão gritava: “Condenados!”, “condenados”. Em seguida, passaram a gritar:  “Cembranelli!”, “Cembranelli”.
De acordo com a Polícia Militar, cerca de 300 pessoas estão em frente ao fórum. O mineiro André Luiz dos Santos, que passou os cinco dias do julgamento no local com uma cruz e uma foto de Isabella, afirmou: “Isso não vai trazer o brilho do sorriso de Isabella, mas agora vemos que existe justiça nesse país”, disse. (Por Marília Juste)


Podval decide não dar entrevista e diz: ‘Brilho da noite é de Cembranelli’

julgamentoNardoni606x31
O advogado Roberto Podval, que defende o casal Nardoni, após entrar com recurso contra a condenação, decidiu não dar entrevista.
Segundo o Tribunal de Justiça, ele disse: “Brilho da noite é de Cembranelli”.
O promotor deve dar entrevista na frente do fórum na madrugada deste sábado (27). (Por Roney Domingos)


Casal Nardoni deixa fórum após condenação

julgamentoNardoni606x31
Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá deixaram por volta da 1h o Fórum de Santana, na Zona Norte, após serem condenados pela morte de Isabella e pela acusação de fraude processual.
Quatro carros fazem a escolta dos camburões que levam os dois. (Com informações da TV Globo)


Defesa do casal Nardoni entra com recurso contra condenação

julgamentoNardoni606x31
Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo, a defesa do casal Nardoni já entrou com recurso contra a condenação pela morte da menina Isabella Nardoni, em 29 de março de 2008. (Por Roney Domingos)


Avós e tios maternos de Isabella acompanham de mãos dadas sentença

julgamentoNardoni606x31
Os avós maternos de Isabella e os dois irmãos da bancária Ana Carolina Oliveira, mãe da garota, acompanharam de mãos dadas a leitura da sentença do casal Nardoni dentro do plenário.
Fazia também parte da corrente a autora de novelas Gloria Perez. Assim que o juiz Maurício Fossen disse que os dois estavam condenados, um dos irmãos de Ana Carolina abaixou a cabeça para trás e deu um sorriso.
Os avós ficaram com olhos cheios de lágrimas. Na plateia, pelo menos uma pessoa também ficou emocionada e chorou.
De dentro do plenário, foi possível ouvir fogos de artifício do lado de fora. (Por Luciana Bonadio)


Após condenação, Nardoni e Jatobá choram

julgamentoNardoni606x31
Durante a leitura da sentença de condenação, Alexandre Nardoni, pai da garota Isabella, e Anna Carolina Jatobá, madrasta da menina, choraram.
Nardoni baixou a cabeça, secou os olhos e o nariz e manteve a postura de derrota.
Jatobá ficou com a cabeça encostada na parede. Abaixou a cabeça no final da sentença e chorou.
O pai de Alexandre, Antonio Nardoni, e o pai de Anna Jatobá, Alexandre Jatobá, acompanharam da primeira fila do plenário a leitura da sentença que condenou seus filhos.
Antonio Nardoni ficou abraçado à filha Cristiane.  (Luciana Bonadio, com informações da TV Globo)


Casal Nardoni é condenado pela morte de Isabella

julgamentoNardoni606x31
nardoni1                O casal Nardoni foi condenado pela morte de Isabella, ocorrida em março de 2008.
A sentença foi anunciada no começo da madrugada deste sábado (27) pelo juiz Maurício Fossen. Os dois terão de cumprir a pena em regime fechado.
Para o juiz, houve frieza emocional do casal, que atacou a vítima de forma covarde.
Alexandre Nardoni foi condenado a 31 anos, 1 mês e 10 dias de reclusão e Anna Carolina Jatobá, a 26 anos e 8 meses de reclusão.
Os dois foram condenados também a 8 meses de detenção cada um pela acusação de fraude processual.
A prisão preventiva foi determinada para manter a ordem pública até novo julgamento.
Após a leitura do veredicto do júri que condenou o casal, as pessoas em frente ao Fórum de Santana, na Zona Norte de São Paulo, festejaram soltando fogos de artifício. (Por G1/Foto: Daigo Oliva/G1)
nardoni2


Juiz divulga sentença do casal Nardoni

julgamentoNardoni606x31
O juiz Maurício Fossen faz a leitura da sentença do casal Nardoni na madrugada deste sábado (27).


Cerca de 200 pessoas, segundo a PM, aguardam decisão no fórum

julgamentoNardoni606x31
Protestos
Cerca de 200 pessoas, segundo a Polícia Militar, aguardam a leitura da decisão, realizada pelo juiz Maurício Fossen, no Fórum de Santana, na Zona Norte. (Por Marília Juste/ Foto: Daigo Oliva/G1)


Juiz já faz agradecimentos antes de leitura da sentença

julgamentoNardoni606x31
O juiz Maurício Fossen já faz os agradecimentos antes da leitura da sentença. Ela deverá ser divulgada na madrugada deste sábado (27).
Há expectativa do lado de fora do Fórum de Santana, na Zona Norte da capital. (Por Roney Domingos)


Jurados continuam reunidos em sala secreta

julgamentoNardoni606x31
Os jurados continuam reunidos na sala secreta decidindo o futuro do casal Nardoni. Os sete jurados já estão há mais de uma hora e meia respondendo aos quesitos.
A sentença deverá ser redigida posteriormente pelo juiz Maurício Fossen e deverá ser divulgada na madrugada deste sábado (27). (Do G1)


Manifestantes seguem em vigília em frente ao fórum

julgamentoNardoni606x31
roda_oracao_595x424
O clima no lado de fora do Fórum de Santana, na Zona Norte de São Paulo, onde o casal Nardoni está sendo julgado é de muita expectativa pelo resultado do julgamento. As pessoas que aguardam na calçada gritam palavras de ordem, como “Justiça!”, e pedem a condenação por unanimidade do casal aos brados de “7 x 0″. Muitos também gritam “Isabella, eu te amo!”.
O metalúrgico Orlando Borges, de 22 anos, é um dos mais entusiasmados. Ele grita alto para puxar o coro dos manifestantes. “Vim por justiça e para ver a condenação destes assassinos. Eu amanheço aqui, mas só vou embora com eles condenados”, disse.
A estudante de direito Sara dos Santos, de 47 anos, também afirmou que ficaria até a hora da condenação. “O clima está quente aqui fora. O povo está cansado de impunidade. Eu quero justiça e espero que eles sejam condenados.” Sara disse também que veio ao fórum para ver de perto o promotor Francisco Cembranelli. “Eu quero ver esse homem. Ele é perfeito.” (Por Marília Juste/ Foto: Daigo Oliva)
forum595


Recapitulando: veja o perfil dos jurados que irão condenar ou inocentar casal

julgamentoNardoni606x31
Os sete jurados que irão definir o futuro do casal Nardoni são, em sua maioria, jovens. São quatro mulheres e três homens. Dos sete, cinco participam de um júri popular pela primeira vez.
Compõem o conselho de sentença dois universitários e um eletricista, uma auxiliar de cobrança, uma técnica em vendas, uma publicitária e uma arquiteta.
Duas mulheres foram descartadas durante o sorteio realizado no primeiro dia de julgamento – uma pela Promotoria e outra pela defesa. Não foi preciso explicar o motivo.
A indicação dos jurados é feita pela sociedade, em faculdades, sindicatos, associações, igrejas. A lista pode ter ainda voluntários que se inscrevem nos fóruns criminais. A cada julgamento, 40 nomes são escolhidos. Desses, 15 ficam na reserva: não precisam nem comparecer.
As outras 25 pessoas são obrigadas. Pagam multa se faltarem sem justificativa. Desse grupo é que são escolhidos os sete jurados que formam o conselho de sentença. (Por G1, com informações da TV Globo)


Jurados já estão na sala secreta

julgamentoNardoni606x31
Os sete jurados já estão reunidos na sala secreta para definir o futuro do casal Nardoni.
Eles terão de responder às perguntas formuladas para decidir se condenam ou inocentam Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá da morte de Isabella e da acusação de fraude processual.
Desde as 22h15, os jurados estão reunidos no fórum. (Com informações da Globo News)


Grupo faz protesto exibindo ‘fotos inéditas’ de Isabella

julgamentoNardoni606x31
IsabellaUm grupo que se intitula “Movimento Isabella” faz um protesto do outro lado da avenida onde fica o Fórum de Santana, na Zona Norte. Com um telão improvisado, os manifestantes mostram fotografias da garota morta.
De acordo com um dos responsáveis pelo grupo, Antonio Carlos Alves, de 37 anos, as fotografias foram passadas por Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella, e são “inéditas”.
O objetivo, diz, é protestar contra a impunidade e crimes contra a criança, e não apenas contra o caso Isabella.
Alves afirma que outras crianças da periferia também sofrem violência e precisam ser lembradas. “Isso é um fantoche. As pessoas só vêm aqui protestar contra algo que a gente sabe que não vai resolver a impunidade. Mesmo que eles sejam condenados, peguem 30 anos, daqui a pouco já estão soltos. Queremos falar da luta pela paz e pela proteção de todas as nossas crianças.”
Ponte
A transmissão das imagens atraiu parte das pessoas que protestava em frente ao fórum. Muitas, principalmente crianças, se arriscaram tentando atravessar o córrego que separa as pistas da Avenida Engenheiro Caetano Álvares. (Por Marília Juste / Fotos: Daigo Oliva/G1)


Irmã de Nardoni é levada de cadeira de rodas para enfermaria do fórum

julgamentoNardoni606x31
Cristiane, irmã de Alexandre Nardoni, foi levada de cadeira de rodas para a enfermaria do Fórum de Santana na noite desta sexta-feira. Ela assistia ao último dia do julgamento do irmão e de Anna Jatobá quando precisou ser socorrida. (Por Kleber Tomaz)


Série de perguntas feitas a jurados definirá veredicto

julgamentoNardoni606x31
Uma série de perguntas feitas aos jurados sobre Alexandre Nardoni e Anna jatobá definirá o futuro do casal, acusado de matar a menina Isabella. Algumas das perguntas são dividias em dois itens.
São elas, basicamente, para Alexandre:
1a) A esganadura provocou a morte de Isabella?
1b) Isabella foi jogada pela janela?
2a) Alexandre deixou de socorrer Isabella durante a esganadura?
2b) Foi Alexandre quem jogou Isabella pela janela?
3) O jurado absolve o réu?
4a) O crime foi cometido de maneira cruel em relação à esganadura?
4b) O crime foi cometido de maneira cruel em relação à queda da janela?
5a) Houve emprego de recurso que impossibilitou a defesa da vítima em relação à esganadura?
5b) Houve emprego de recurso que impossibilitou a defesa da vítima em relação à queda da janela?
6) O crime foi cometido para esconder a esganadura?
7) O crime foi cometido contra menor de 14 anos?
8 ) O réu mexeu no local do crime com o intuito de enganar a Justiça?
9) O réu lavou alguma roupa no local para impedir a coleta de provas?
10) O jurado absolve o réu?
11) O réu lavou alguma roupa no local para eximir-se da culpa?
Para Jatobá, as perguntas são as mesmas, com a exceção da número 2 (a e b). Neste caso, são elas:
2a) Anna Jatobá deixou de socorrer Isabella durante a queda da janela?
2b) Foi Jatobá quem esganou Isabella?
A decisão do júri se dá por maioria simples. Portanto, bastam o voto de quatro jurados para absolver ou condenar o casal.
Em seguida, o juiz abordará a acusação de fraude processual. O pai e a madrasta de Isabella são acusados de tentar modificar a cena do crime, lavando as manchas do sangue de Isabella no apartamento. Também aqui será perguntado se houve um crime, se os réu causaram o crime e se eles são inocentes. (Com informações da Globo News)


Coronel responsável pela segurança de fórum diz que vai pedir reforço do efetivo

julgamentoNardoni606x31
Com o número de populares aumentando gradualmente em frente ao Fórum de Santana, na Avenida Engenheiro Caetano Alavares, na Zona Norte de São Paulo, à medida em que se aproxima o veredicto do julgamento do casal Nardoni, acusados da morte da menina Isabella, na noite desta sexta-feira (26) o coronel Ricardo de Souza, responsável pela segurança do local, admitiu que deverá pedir reforço no número de policiais. No momento, 34 policiais militares estão no fórum, cuidando da segurança. Segundo ele, mais oito homens da Rocam estão se dirigindo ao local. E, se for preciso, mais reforços se integrarão ao efetivo que está no fórum nas próximas horas.


‘Peço a absolvição deles por absoluta ausência de provas’, diz Podval

julgamentoNardoni606x31
595x424_podvalFalando
O advogado de defesa do casal Nardoni, Roberto Podval, reafirmou durante a tréplica no julgamento que não há provas contra o casal. “Peço a absolvição deles por absoluta ausência de provas”, disse.
Ele citou que, apesar de ter pingado sangue em diversos pontos do apartamento, não havia nada na roupa de Alexandre. “Essa criança sangrou no apartamento inteiro e não tinha uma gota de sangue na roupa dele?”, questionou.
Ele afirmou que os horários passados pela Polícia Militar sobre o momento da ligação após a queda da menina são divergentes. Podval questionou se acusar com base nesses dados é seguro. No final de sua argumentação, o advogado virou para o promotor Francisco Cembranelli e falou sobre o trabalho dele nestes dois anos no caso. E depois virou para os réus e disse que Cembranelli havia apenas feito o papel dele. (Por Luciana Bonadio /Arte: Leonardo Aragão/G1)


Decisão dos jurados pode demorar, diz juiz

julgamentoNardoni606x31
Antes do recesso para o jantar, o juiz Maurício Fossen disse que a decisão do júri pode demorar. Isso porque os jurados terão de responder a duas séries de quesitos para cada um dos réus – Alexandre Nardoni e Anna Jatobá:  uma para o crime de esganadura e outra para politraumatismo. Só depois disso haverá a elaboração da sentença. (Por Luciana Bonadio)


Termina a tréplica da defesa do casal Nardoni

julgamentoNardoni606x31
Podval                A tréplica do advogado Roberto Podval, que defende o casal Nardoni, terminou às 21h desta sexta-feira.  O advogado, que tinha duas horas para fazer suas argumentações finais, utilizou apenas 45 minutos. O juiz Maurício Fossen fez a leitura dos quesitos para os jurados. Haverá uma pausa para o jantar de aproximadamente uma hora. (Por Roney Domingos e Luciana Bonadio/Arte: Leonardo Aragão/G1)

Pai de Alexandre Nardoni passa bilhetes a todo instante para advogados de defesa

julgamentoNardoni606x31O pai de Alexandre Nardoni, Antônio Nardoni, é um exemplo da tensão que toma conta dos momentos finais do júri nesta sexta-feira (26). A todo instante, ele passa bilhetes para os advogados de defesa do casal com reclamações sobre o andamento da sessão. O clima dentro do plenário, no Fórum de Santana, é cada vez mais tenso.  (Com informações da TV Globo)
Do G1.com

Nenhum comentário: