BEM VINDO AO BRASIL E O MUNDO

segunda-feira, 8 de março de 2010

Mulheres do MST reocupam fazenda pela quinta vez

Diário de Riachão-PB, Segunda-feira, 8 de março de 2010

Icone de Brasil BRASIL

 
 

Mulheres do MST reocupam fazenda pela quinta vez

Mulheres sem terra ligadas ao MST lideraram no último domingo (7) a quinta reocupação da Fazenda Uberaba, no município de Bonito, no agreste, a 137 quilômetros do Recife. A reocupação marcou o início da Jornada de Lutas das Mulheres da Via Campesina, em comemoração ao dia da mulher, sob o tema "Contra o agronegócio e contra a violência: reforma agrária e soberania alimentar".

A Fazenda Uberaba é reivindicada pelo MST desde 2004. O movimento afirma que a propriedade, de 600 hectares, é improdutiva. O administrador da fazenda, Felipe Galindo Souto - neto da proprietária Maria Barros Galindo - retruca que a área já foi de cerca de 300 hectares, mas hoje se resume a 100 hectares, cinco deles arrendados para um empresário que há dois anos e meio transformou a casa grande em pousada e restaurante. Nos outros 95 hectares, segundo ele, são criados aves, porcos e gado da raça Nelore, além de serem cultivados milho, abóbora e pimentão, o que faria com que a terra fosse "produtiva".
A direção do MST prevê novas "ações" até amanhã quando mulheres ligadas a vários movimentos sociais de luta pela terra farão uma marcha pelo Recife. Uma pauta de reivindicações deve ser entregue na Secretaria Estadual da Mulher.
Do R7

Nenhum comentário: