BEM VINDO AO BRASIL E O MUNDO

segunda-feira, 15 de março de 2010

Israel mantém Cisjordânia fechada até terça (16)

Diário de Riachão-PB, Segunda-feira, 15 de março de 2010


O SENHOR É O MEU PASTOR, NADA ME FALATARÁ (SALMOS 23:1)


Icone de Internacional INTERNACIONAL


Israel manterá Cisjordânia fechada até terça


O Exército de Israel anunciou neste domingo (14) a prorrogação até a noite da próxima terça-feira do fechamento geral do território da Cisjordânia, iniciado à meia-noite de quinta-feira e que deveria ter expirado no sábado.

O ministro da Defesa, Ehud Barak, ordenou a medida com base, segundo um comunicado militar, em "novas avaliações da situação de segurança". Até a próxima terça-feira, ocorrerão dois eventos que podem desencadear confrontos entre palestinos e o Exército israelense. O primeiro será a inauguração, amanhã, da reconstruída sinagoga Hurva, situada no bairro judaico da Cidade Antiga de Jerusalém.
A segunda é a grande manifestação na Esplanada das Mesquitas convocada por organizações extremistas judaicas. O objetivo é reivindicar que os judeus possam rezar e realizar cerimônias religiosas livremente no local.
O fechamento da Cisjordânia, que não só impede a passagem de palestinos a Israel, mas também a Jerusalém Oriental, é habitual durante as festas oficiais israelenses, mas há cinco anos não era imposto fora dessas datas - com exceção à visita de George W. Bush em 2008.
Durante sua vigência, apenas pacientes, médicos, trabalhadores religiosos, professores e outros grupos profissionais têm a passagem permitida, sempre que contem com autorização da chamada Administração Civil, corpo militar israelense que administra os assuntos civis em territórios palestinos.
Também é liberada a entrada e saída da Cisjordânia de jornalistas, embora o Exército recomende que a passagem seja coordenada com antecedência.
Neste domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega a Israel para uma visita ao Oriente Médio que terá passagens também pela Cisjordânia e a Jordânia.
Do R7

Nenhum comentário: