BEM VINDO AO BRASIL E O MUNDO

quarta-feira, 3 de março de 2010

Chile

Diário de Riachão-PB, Quarta-feira, 3 de março de 2010


Icone de Internacional INTERNACIONAL

 

Chile conta 799 mortes em meio a críticas ao governo


Placa indica rota de fuga de tsunami na cidade de Constitución, no Chile; país já conta 799 mortos e governo sofre críticas por atuação na tragédia
O número de mortes provocadas pelo terremoto e tsunami que atingiram o Chile no último sábado (27) chegou a 799, de acordo com a Onemi (Oficina Nacional de Emergências), órgão oficial que coordena os esforços de resgate no país. Ao mesmo tempo, o governo da presidente do Chile, Michelle Bachelet, enfrenta críticas por sua condução do caso, muitas das quais envolvem a atuação oficial em relação ao tsunami gerado pelo tremor.
ReutersO enviado do Jornal da Record ao Chile, Luiz Carlos Azenha, comentou que muitas das pessoas que correram para as montanhas para se salvar de uma possível onda gigante voltaram para suas casas após ouvir que tinham de manter a calma e que o perigo já havia passado. E o tsunami acabou provocando a morte deles.








VEJA A REPOTAGEM COMPLETA NO VÍDEO DO R7






Sebastián Piñera, presidente eleito do país, evitou críticas diretas ao governo. Mas ao comentar o outro ponto que tem sido alvo de críticas – a condução da segurança em áreas como Concepción -, afirmou, de acordo com o jornal chileno La Tercera:

- O que um governo deve fazer é se antecipar aos problemas.

Piñera disse que agora se avalia estender o estado de emergência a outras cidades afetadas. Nesta terça-feira (2), Bachelet determinou o envio de 14 mil militares para as regiões mais atingidas. Eles passaram a conter saques e aprisionar quem desrespeita a lei.

O toque de recolher acabou deixando as pessoas com apenas seis horas úteis em Concepción. Terminado às 12h, ele foi reiniciado às 18h. Resgates trazem esperança
Equipes do Corpo de Bombeiros resgataram com vida 79 pessoas que estavam presas em um edifício na cidade de Concepción nesta terça-feira.
No começo, temia-se que cem pessoas tivessem morrido no prédio, que após o terremoto ficou reduzido a um bloco de cimento de altura equivalente a três andares.
O chefe da equipe de bombeiros, Juan Carlos Subercaseaux, disse à imprensa que foram encontrados sete corpos entre os escombros do Alto Río, nome do prédio localizado no centro da cidade.

Os bombeiros responsáveis pelo resgate trabalharam várias semanas no Haiti após o terremoto de 12 de janeiro e começaram a agir em Concepción no dia seguinte à catástrofe.

 


 

Do R7

Nenhum comentário: