BEM VINDO AO BRASIL E O MUNDO

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Paraíba

Atualizado em, 14 de julho de 2010


Paraíba tem novo tipo de algodão colorido


O secretário executivo do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), José Alves Nóbrega, participa nesta quinta-feira (15) do ‘Dia de Campo’ no município de Bom Sucesso (PB), que envolverá a sua mais nova variedade de algodão colorido, a BRS Topázio, uma cultivar de fibra marrom claro, uniforme, macia e resistente. Já existem o marrom, o verde e o rubi. O evento será realizado no Sítio Baixio, a partir das 8h.
A programação do ‘Dia de Campo’ contará ainda com apresentações sobre o Projeto Algodão Colorido da Embrapa; ‘O papel dos parceiros da cadeia produtiva do algodão colorido na Paraíba: SNT, Emater/PB, Campal, APAPB, Coopnatural, BNB e Banco do Brasil’; ‘Resultados técnicos e econômicos da cultivar BRS Topázio no município de Bom Sucesso’, e encerrará com debate entre os participantes.
O pesquisador da Embrapa Algodão, responsável pela BRS Topázio, Luiz Paulo de Carvalho, explica que uma das razões que propiciou o lançamento da BRS Topázio foi a coloração da sua fibra - marrom bem claro com grande uniformidade. "Esta cultivar vem suprir a demanda desta coloração pelas pequenas indústrias que trabalham com algodão colorido, já que as cultivares existentes, com exceção da BRS Verde, são de tonalidades marrom escura - a exemplo da BRS Safira - e marrom claro, característico da cultivar BRS 200, cuja cor se aproxima mais da nova cultivar”, afirma. Segundo ele, a BRS 200 quase não é mais cultivada, por apresentar plantas com fibra branca, o que dificulta o trabalho dos produtores e das indústrias no processo de separação das fibras brancas e coloridas.
Vantagens – A BRS Topázio tem a vantagem de possuir alto rendimento de fibra, 43.5% em média, em ensaios conduzidos no Nordeste; possui ainda ótimas características de fibra, superando as cultivares de fibra colorida existentes até o momento, como a BRS Safira, e equiparando-se à cultivar BRS Araripe, de fibra branca, além de possuir rendimento de algodão em caroço superior às duas cultivares. Como a BRS Topázio possui maior percentagem de fibra e maior rendimento de algodão em caroço, também tem maior rendimento de fibra por hectare em relação às demais cultivares.
Da Secom PB

Nenhum comentário: