BEM VINDO AO BRASIL E O MUNDO

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

DEBATE ENTRE ZÉ E RICARDO

Riachão-PB, 26.10.10

Saiba como foi o debate entre Zé e RC na 101 FM

Saiba como foi o debate entre Zé e RC na 101 
FM  
Maranhão e RC dão exemplo e realizam embate na rádio em clima amistoso; confira como foi!

Chegou ao fim o debate entre os dois governáveis do Estado da Paraíba. Sem troca de farpas ou críticas severas, o debate ocorreu em clima amistoso. Confira como foi o embate na Rede Paraíba Sat e que durou duas horas.

Passo a Passo

Debate: nas finalizações, Ricardo prega a paz e chama a atenção do TRE/PB para combater a violência da campanha

Ricardo Coutinho agora dispõe de cinco minutos para as considerações finais.

Na despedida Ricardo agradece a Deus e ao povo da Paraíba durante “caminhada difícil e desigual”. Para Ricardo o povo tem percebido a necessidade do fechamento de um ciclo dentro da política. Ricardo agradeceu aos tuiteiros e enalteceu a democratização do processo digital.

“Espero que essa ultima semana seja dentro da paz e do debate de idéias”. Ricardo faz apelo para que o TRE fique atento para combater a violencia existente na campanha. O socialista finaliza afirmando que quer governador com o pé no chão. O postulante faz uma recaptulação dos projetos para o seu Governo, assim como a implantação de um banco popular. Ricardo enaltece a união para dá a Paraíba um novo futuro

O debate chega ao fim em clima amistoso e sem nenhuma troca de farpas ou insultos.

Debate: candidatos agora vão para às considerações finais; Maranhão começa e aproveita para agradecer a oficialização do apoio de Cícero

Sexto e último bloco chega ao fim. Cada candidato vai dispor de cinco minutos para as considerações finais. Primeiro a falar é o candidato José Maranhão.

Maranhão agradeceu a todos, pela oportunidade do debate. Ele disse acreditar que teve a chance de falar sobre os  projetos. "Quero cumprimentar os odontologos em seu dia e quero também felicitar o povo de Mamanguape pelo aniversário da cidade. Quero dizer que um dos projetos mais queridos do meu Governo é o Centro de Convenções e que vai ser a partida definitiva para o desenvolvimento do turismo. Maranhão também agradece ao turismo e ao companheiro Cícero Lucena". Mranhão aproveita ainda para alfinetar a subordinação da Paraíba para o Porto de Suape, de Pernambuco e ressalta que o Governo do Estado deve investir no Porto de Cabedelo.

Debate: Ricardo indaga Maranhão sobre as políticas destinadas as cidades de Stª Rita, Bayeux e Cabedelo

Ricardo: Eu gostaria que o senhor dissesse quais foram as obras que o senhor fez em Santa Rita, Bayeux e Cabedelo

Maranhão: Vou começar pelas obras que estou fazendo agora. Estamos fazendo um projeto de exonamento nas cidades de Santa Rita e Bayeux. Lançamos em Bayeux o binário do município e estamos fazendo obras de esgotamento sanitário que vai garantir qualidade de vida. Hoje inauguramos a primeira UPA do Estado em Santa Rita, em parceria com Governo Federal.

Réplica: “O que eu queria era políticas consistentes, eu fiz um hospital enquanto prefeito e isso me da à capacidade de dizer que vou fazer um hospital metropolitano. Vou fazer o binário da Avenida Liberdade, vamos revitalizar o porto de Cabedelo”

Treplica: “Eu estou notando que pelo menos nesse ponto o candidato concorda comigo. Ele está anunciando as obras que já estou fazendo. Já iniciamos as ações no Porto de Cabedelo. Em Santa Rita você está anunciando o hospital, depois que eu anunciei”

 

Debate: Marahão e Ricardo Coutinho confrontam dados relacionados à educação; divergências são citadas


Debate: candidatos dão início ao 5º e penúltimo bloco do embate entre José Maranhão (PMDB) e Ricardo Coutinho (PSB). Nesse bloco os candidatos voltam a perguntar entre si sobre temas livres.

Maranhão pergunta: você tem alardeado, o que quer caracterizar como excelência do Ensino Municipal e que até os estudantes da escola privada tem migrado para escola publica.

Resposta: Na essência tomamos medidas dentro do projeto pedagógico, onde há a restauração das condições de ensino acompanhado de um processo de motivação dos funcionários. Estabelecemos projetos importantes dentre os professores, com recuperação de perdas e com salários dobrados em relação ao que é pago pelo Estado ou até em Campina Grande. Nós recuperamos os salários. Também implementei projetos importantes, tais como o Escola nota 10, com o pagamento do 14º salário.

Maranhão na réplica: mais uma vez seu discurso não bate com a realidade. Eu acredito nas firmezas das estáticas, apesar de sua “autolovação”, temos de 2003 a 2009 uma queda vertiginosa nas matriculas das escolas municipais. Então você não está primando pela clareza de suas afirmações, pois não houve aumento de alunos matriculados e sim diminuição. Se os estudantes da escola privada estivessem migrando, esse número não teria caído.

Ricardo na tréplica: Isso ocorreu em todos os lugares do Brasil. Pra o senhor ter uma idéia a queda da matricula no Governo do Estado foi de 10%, só em 2008

DEBATE: Ricardo Coutinho e José Maranhão trocam acusações sobre contratações de comissionados

Candidatos fazem acusações sobre contratações de comissionados no Estado e na Prefeitura de João Pessoa. Ricardo diz que Maranhão duplicou a folha e quer colocar a culpa no ex-governador Cássio. Maranhão ataca Ricardo e diz que proporcionalmente a PMJP tem mais comissionados que o Estado.

4º bloco chega ao fim.

DEBATE: Ricardo Coutinho alfineta Maranhão e pergunta qual a proposta do Governo da PB para a Cultura

14h13 – Quarto bloco se inicia. Agora candidatos fazem perguntas entre si, com temas determinados. O primeiro tema é CULTURA.

O candidato a fazer a pergunta é Ricardo Coutinho.

Os grupos de teatro que se apresentaram no Fenart, alguns músicos não receberam os cachês, mais de 30 projetos também não receberam recursos, também não houve nenhum incentivo ao projeto Augusto dos Anjos. Qual o seu projeto para a Cultura?

Maranhão responde: Nós temos cuidado da cultura como uma prioridade, tanto que começamos pelo espaço destinado a cultura, que é o espaço cultural, recuperamos o Bangüê, recuperamos o planetário, a biblioteca e estamos realizando eventos culturais, inclusive o Fenart. Estamos investindo no manual Sivuca, feito em parceria com o Ministério da Cultura. O Museu da cidade é outro evento e ainda os eventos que realizamos no interior. A Paraíba fez vários eventos desde o inicio da minha gestão.

Ricardo: Eu acredito que só se muda uma realidade utilizando da cultura de um povo. Eu acho que a Paraíba precisa mudar a mentalidade nos mais diversos setores, tanto que fui autor da lei de incentivos fiscais destinados à cultura, que é tão importante quanto à educação. Eu vou valorizar o FIC, mas também vou olhar para o interior. Quero implantar o empreender cultural.

DEBATE: 3º bloco termina; clima ainda é tranquilo entre os candidatos; Ricardo e José Maranhão ainda se enfrentarão por mais três blocos; acompanhe aqui!

Tercerioº bloco termina; clima ainda é tranquilo entre os candidatos; Ricardo e José Maranhão ainda se enfrentarão por mais três blocos

DEBATE: Maranhão pergunda a Ricardo Coutinho qual a posição dele em relação a transposição do ‘Velho Chico’

Maranhão pergunta: O senhor se posicionou contra a transposição do São Francisco. O senhor permanecer com as mesmas idéias ou mudou seus pontos de vistas.

Ricardo responde: Eu não sei de onde você tira essas afirmações. Nunca me posicionei contra a transposição, o que eu disse é que era fundamental se preservar os direitos dos pequenos agricultores, para que não se privatizasse a água. Sempre defendi publicamente a transposição. Quero trabalhar para que a Paraíba possa receber as águas.

Na réplica Maranhão diz: “A sua mudança de posição não deixa de ser positiva, só que essas medidas de saneamento já estavam defendidas no projeto do presidente Lula. Gostaria de dizer é que é importante que o Estado esteja importante para receber a transposição, e nós estamos”

Na tréplica, Maranhão ressalta que nunca se posicionou contra a transposição e que disser ao contrário, estará faltando com a verdade

DEBATE: 3ª bloco começa; perguntas agora abordarão temas livres; Ricardo pergunta sobre a ‘agricultura familiar’

Ricardo pergunta - Qual a sua proposta para agricultura familiar?

Resposta: Maranhão diz que vai fornecer a semente de qualidade e garantir a comercialização

Ricardo: “Eu acho que essa questão ela pode, e vai ser, uma das atividades de ponta dentro do nosso Governo. Iremos potencializar a produção dos pequenos agricultores e iremos trabalhar o escoamento dessa produção".

Tréplica: Maranhão diz que Ricardo está 'chovendo no molhado' e cita as obras já em andamento existente no Estado. "Quem não é o maior, tem que ser o melhor".

Debate: 2º bloco se encerra e clima é tranquilo entre os candidatos RC e Maranhão; até agora não houve troca de farpas entre os adversários

O segundo bloco se encerra com clima tranquilo. Até agora não houve nenhum tipo de críticas ou farpas entre os candidatos.

Debate: Ricardo fala em ‘ressucitar’ Parque dos Dinossauros e Festival de Inverno de Areia; Maranhão fala em turismo estruturante; acompanhe!

Agora Ricardo pergunta sobre ‘emprego’ e Maranhão responde; acompanhe aqui!

Ricardo: Eu quero pautar a questão do turismo e do desenvolvimento. Quais são as suas propostas para essas duas áreas

Maranhão diz que a Paraíba está investindo no turismo estruturante, lembra o Prodetur para construir a malha rodoviária do litoral Norte e que beneficiará a infra-estrutura de cidade turísticas.

Na réplica Ricardo Coutinho enaltece a criação de um Plano Diretor e salienta que em seu Governo a PB Tur terá uma rúbrica ampliada e com uma mão de obra qualificada. Ricardo cita o Parque dos Dinossauros e diz que vai revitalizar o Festival de Inverno de Areia.

Tréplica: Maranhão insiste que a ampliação do turismo tem que ser estruturante, com acesso fácil e confortável.

DEBATE: Maranhão pergunta sobre estradas e Ricardo Coutinho aproveita para alfinetar administração de Maranhão e de Cícero Lucena

O segundo bloco será relacionado a temas determinados. O candidato que fará perguntar sobre o tema estradas é José Maranhão.

Maranhão: Gostaria de saber qual a proposta para o setor construção e manutenção de estradas?

Ricardo classifica o tema como bastante importante e diz que uma das primeiras iniciativas é dar andamento a utilização dos empréstimos para revitalizar as Estradas, projeto que já foi enviado a ALPB no Governo Cássio. A revitalização do DER também é um fator que merece ser lembrado. Ricardo diz que quer comprar uma usina de asfalto, além de pegar 5% da Receita do Estado para investir em estradas com recursos próprios.

Na réplica Maranhão lembra que a proposta para as Estradas já existem. "Nós tivemos que alavancar os recursos, essa proposta vem do Governo anterior, mas vem da estaca zero, pois não tinha sequer o aval do Senado da República", disse. Outro fato, segundo Maranhão é o resgate das estradas da Paraíba. Maranhão diz que 60% das estradas serão beneficiadas com o projeto que já está em andamento.

Na tréplica, Ricardo insiste na tecla que é fundamental, que é a revitalização do DER. O socialista diz que o orgão está sem condições e merece atenção. Ricardo cita ainda outros orgaos do Estado, a exemplo da Cagepa e reassume compromisso de revitaliza-los. Ainda na tréplica, Ricardo alfineta gestão de Cícero e diz que pegou prefeitura de João Pessoa em situação difícil.

DEBATE: gravação do histórico faz a apresentação dos dos dois candidatos; Ricardo inicia agradecendo apoio da presidenciável Marina Silva

1º BLOCO

Ricardo Coutinho é o primeiro a se apresentar. Assim como fez no último debate, Ricardo iniciou agradecendo mais uma adesão, desta vez em âmbito nacional, da candidata a presidente pelo PV, Marina Silva, que gravou uma inserção no guia do socialista.

Segundo a se apresentar, o candidato ao Governo do Estado, José Maranhão (PMDB) agradeceu a militância e ao crescimento da candidatura registrado nos últimos dias.

Debate encerra o 1º bloco. Clima é de paz.

DEBATE: Ricardo Coutinho e José Maranhão iniciam debate ‘cara a cara’ na Rede Paraíba Sat; acompanhe aqui!

Sob o comando dos radialistas Célio Alves e Cláudia Carvalho, começa o debate na Rádio 101 FM, entre os candidatos ao Governo do Estado, José Maranhão (PMDB) e Ricardo Coutinho (PSB).

A rede de 20 emissoras de todas as regiões do Estado foi formada, a partir das 13h e o debate deve duar até às 15h, com oportunidades para os postulantes se questionarem diretamente sobre os temas de interesse público.

O debate está sendo divido em seis blocos e a ordem das perguntas acontece através de sorteio.

O debate começou com apresentação do perfil de cada candidato. Primeiro José Maranhão (PMDB) e, em seguida Ricardo Coutinho (PSB).


PB Agora

Nenhum comentário: