BEM VINDO AO BRASIL E O MUNDO

domingo, 9 de maio de 2010

Pesquisa aponta derrota de coalizão governista na Alemanha em eleição regional

Publicado em 10 de maio de 2010


INTERNACIONAL


Partido do governo temia perder devido a insatisfação de eleitores com a ajuda à Grécia
A coalizão de partidos aliados da chanceler alemã, Angela Merkel, perdeu neste domingo (9) as eleições na Renânia do Norte-Westfália (NRW, oeste), e com isso não detém mais a maioria na Câmara Alta (Senado) do Parlamento (Bundesrat), segundo pesquisas de boca de urna das emissoras estatais de TV alemãs. As Uniões Cristãs teriam obtido 34% dos votos e seu aliado, o partido liberal FDP, 6,5%, segundo o canal de televisão ZDF; o ARD, outro canal estatal, atribuiu a eles respectivamente 34,5% e 6,5% dos votos.
Por isso, a CDU (União Democrata-Cristã, na sigla em alemão, partido de Merkel) e o FDP (Partido Liberal) não poderão formar governo sozinhos na Renânia do Norte-Westfália.
De acordo com os dois canais estatais, os Verdes - partido de oposição - obtiveram 12,5% dos votos, e o partido de esquerda radical Die Linke superaria o limite dos 5%, o que permitirá a ele entrar no parlamento regional com 5,5% ou 6%.
Cerca de 13,5 milhões de eleitores foram convocados às urnas no Estado para eleger seu parlamento regional. Ao não ser reeleita, a coalizão de conservadores e liberais dirigida por Merkel desde outubro em Berlim perde sua maioria na Câmara Alta.
Merkel se verá obrigada a buscar acordos com a oposição social-democrata (SPD) para conseguir a aprovação de suas decisões políticas.
Crise na Grécia
O partido da chanceler alemã temia sofrer uma derrota nesta eleição devido ao descontentamento de seus eleitores com a ajuda à Grécia. Merkel foi acusada de ter adiado o socorro à Grécia com a esperança de evitar a sua adoção antes desta eleição para satisfazer cidadãos que não apoiam a solidariedade com o governo grego.
Ela teve de aceitar ajudar a economia grega diante dos riscos da crise para a zona do euro e para que o país possa pagar suas dívidas no dia 19 de maio.
Na sexta-feira (7), o Parlamento alemão aprovou assim a concessão de mais de R$ 51,6 bilhões (22 bilhões de euros) durante três anos, a maior contribuição para os R$ 187,6 bilhões (80 bilhões de euros) em créditos bilaterais dos sócios europeus à Grécia.
A eleição no Estado NRW, o mais populoso da Alemanha, com 18 milhões de habitantes, é a primeira desde que a coalizão de centro-direita liderada por Merkel chegou ao poder em Berlim no mês de outubro de 2009.
Do R7

Nenhum comentário: