BEM VINDO AO BRASIL E O MUNDO

domingo, 9 de maio de 2010

Uruguaios comparecem às urnas para eleições departamentais e municipais

 Publicado em 10 de maio de 2010

INTERNACIONAL


É a primeira vez que os uruguaios elegem 89 prefeitos de cidades do país


Miguel Rojo/09.05.2010/AFP


Presidente do Uruguai, Jose Mujica, deposita seu voto durante as eleições departamentais e municipais no país; Montevidéu pode ter primeira prefeita
Cerca de 2,5 milhões de uruguaios devem comparecer neste domingo (9) nos 6.891 colégios eleitorais do país. A votação para as eleições de autoridades departamentais e municipais se iniciou às 8h e deve terminar às 19h30.

Neste turno, serão eleitas 19 autoridades departamentais e, pela primeira vez, 89 prefeitos. Os primeiros oficiais são esperados para a madrugada desta segunda-feira (10).

Disputam os cargos mais de 90 candidatos de cinco partidos políticos, entre eles a governante Frente Ampla, e os principais partidos opositores do país, o nacional e o colorado.

Pesquisas divulgadas antes da eleição apontam que a coalizão governista, do presidente do Uruguai, José Mujica, é a favorita para conquistar as administrações de Canelones, Maldonado, Rocha, Florida, Treinta y Tres, Salto e Paysandú.

Ainda de acordo com consultas locais, Ana Olivera, única candidata Prefeitura de Montevidéu, pode se tornar hoje a primeira mulher eleita para este posto.



Mujica afirmou ainda que as votações são "um experimento", referindo-se à inexpressiva campanha eleitoral, mas que a próxima terá uma disputa mais intensa.

Esta é a primeira vez que os uruguaios elegem 89 prefeitos de cidades com mais de 5.000 habitantes. As votações foram possíveis a partir da lei de descentralização aprovada no último ano.
Do R7

Nenhum comentário: